Um marco histórico para a preservação da memória de Mariana foi alcançado com a aprovação da Lei nº 25.281, sancionada no dia 3 de junho de 2025. Resultado do Projeto de Lei 2.872/24, a legislação autoriza a doação de um imóvel do Poder Legislativo ao município para a construção do prédio que abrigará o Arquivo Histórico da Câmara Municipal.
O espaço terá papel fundamental na conservação dos mais de 300 anos de história documental da Câmara, que já conta com um vasto acervo de livros, documentos avulsos e registros digitalizados, frutos de uma parceria de décadas com a Universidade Federal de Ouro Preto. O novo prédio promete fortalecer a estrutura cultural da cidade, estimular o turismo histórico e garantir o resguardo do patrimônio documental para as futuras gerações.
“A cada ano, um tema é abordado diante dos acontecimentos que podem trazer resultados e alertas ao cuidado do patrimônio documental nacional normativas e orientações para arquivos estaduais municipais e os arquivos privados que constituem relevante documentação de interesse nacional.”, afirmou o arquivista Flaviano Pereira.
A inauguração da sede está prevista para os próximos meses, com expectativa de ampliação dos serviços de acesso público e pesquisa.
LEGENDA. Novo prédio do Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Mariana será construído em imóvel doado pelo Legislativo, assegurando a preservação e o acesso ao acervo documental da cidade.