Pular para o conteúdo

Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Mariana ganha sede própria com aprovação da Lei nº 25.281 

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Email

LEI. Autoriza doação de imóvel para construção do prédio destinado à preservação da memória e identidade local.

 Um marco histórico para a preservação da memória de Mariana foi alcançado com a aprovação da Lei nº 25.281, sancionada no dia 3 de junho de 2025. Resultado do Projeto de Lei 2.872/24, a legislação autoriza a doação de um imóvel do Poder Legislativo ao município para a construção do prédio que abrigará o Arquivo Histórico da Câmara Municipal. 

O espaço terá papel fundamental na conservação dos mais de 300 anos de história documental da Câmara, que já conta com um vasto acervo de livros, documentos avulsos e registros digitalizados, frutos de uma parceria de décadas com a Universidade Federal de Ouro Preto. O novo prédio promete fortalecer a estrutura cultural da cidade, estimular o turismo histórico e garantir o resguardo do patrimônio documental para as futuras gerações. 

“A cada ano, um tema é abordado diante dos acontecimentos que podem trazer resultados e alertas ao cuidado do patrimônio documental nacional normativas e orientações para arquivos estaduais municipais e os arquivos privados que constituem relevante documentação de interesse nacional.”, afirmou o arquivista Flaviano Pereira. 

 A inauguração da sede está prevista para os próximos meses, com expectativa de ampliação dos serviços de acesso público e pesquisa. 

LEGENDA. Novo prédio do Arquivo Histórico da Câmara Municipal de Mariana será construído em imóvel doado pelo Legislativo, assegurando a preservação e o acesso ao acervo documental da cidade.