A Prefeitura de Mariana, por meio da Vigilância e Proteção à Saúde, divulgou o Boletim Epidemiológico referente às notificações realizadas no mês de abril de 2025. Segundo o relatório, Mariana teve 194 casos de diarreia e 44 casos de dengue com agrave de um óbito pela doença.
O informativo, divulgado mensalmente, tem como intuito informar a população sobre o cenário da saúde pública no município. Houve 35 casos de pessoas que levaram mordidas de cães e gatos com atendimento antirrábico. Também foram confirmadas 27 ocorrências de sífilis não especificada e 24 diagnósticos de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) com ressalto de dois casos de AIDS. Além de 26 casos de violência interpessoal/autoprovocada.
Na cidade, é possível encontrar atendimento gratuito em unidades de saúde do SUS. Nelas, são oferecidos exames, diagnóstico e tratamento para IST’s. Além disso, há diversos materiais informativos e programas de prevenção disponíveis em hospitais e centros de saúde.
As infecções sexuais são uma ameaça silenciosa que podem ter impactos graves. Sintomas desagradáveis até complicações que afetam a fertilidade e a qualidade de vida, são notáveis. Buscar ajuda médica quando necessário é crucial, assim como, adotar medidas preventivas com uso de preservativos e realização de exames de rotina.
As informações apresentadas no relatório, são retiradas de um banco de dados dinâmico. Os profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) da cidade realizam notificações obrigatórias que servem para subsidiar análises objetivas da situação sanitária de Mariana.
A ação visa ser um meio contínuo e progressivo para a melhoria das ações da vigilância. Assim podem contribuir na organização e fortalecimento das equipes de vigilância em saúde de todo o território.
LEGENDA. Transparência na saúde pública. Imagem por: Divulgação Prefeitura de Mariana.