Pular para o conteúdo

CineOP 2025: Ouro Preto celebra 20 anos de cinema como patrimônio cultural 

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Email

CULTURA. Mostra de Cinema de Ouro Preto acontece de 25 a 30 de junho com programação gratuita e foco na preservação audiovisual.

A cidade histórica de Ouro Preto se prepara para receber, entre os dias 25 e 30 de junho, a 20ª edição da CineOP, Mostra de Cinema de Ouro Preto. Com o tema “Preservação: A alma do cinema brasileiro”, o evento reafirma seu compromisso com a memória, a história e a educação audiovisual, consolidando-se como um dos principais festivais do país que tratam o cinema como patrimônio cultural. 

Idealizada e realizada pela Universo Produção, a CineOP é reconhecida por sua abordagem única, estruturando sua programação em três eixos temáticos: preservação, história e educação. Ao longo de seis dias, o público poderá participar de uma variedade de atividades, incluindo exibições de filmes em pré-estreias nacionais e mostras temáticas, homenagens a personalidades do cinema, debates, oficinas, exposições, lançamentos de livros, cortejos artísticos, shows e performances. 

Nesta edição, é a inauguração do Cine-Museu, localizado no Anexo do Museu da Inconfidência, que se junta ao tradicional Cine-Praça, na Praça Tiradentes, e ao Cine-Teatro, no Centro de Convenções da UFOP, ampliando os espaços de exibição e proporcionando uma experiência ainda mais imersiva para os participantes.  

 Além disso, sessões Cine-Escola e a Mostrinha de Cinema visam beneficiar mais de 3.000 alunos da rede pública, reforçando o papel educativo do festival. 

Com entrada gratuita, a CineOP espera atrair mais de 20 mil pessoas, entre profissionais do setor, estudantes e entusiastas do cinema, fortalecendo o diálogo entre o passado e o futuro do audiovisual brasileiro. A programação completa estará disponível no site oficial do evento: www.cineop.com.br

LEGENDA. Praça Tiradentes se transforma em sala de cinema a céu aberto durante a CineOP. Imagem: Site da CineOP