Entre os dias 21 e 23 de maio, os corredores de três escolas públicas de Mariana se transformam em palco, plateia e sala de criação. É a estreia do Teatro Itinerante, projeto idealizado pela Cômica Cia de Teatro, que leva arte cênica para dentro da rotina escolar com o espetáculo A Canção de Minervina. Mais que uma peça, o projeto é uma experiência artística completa: além das apresentações, os estudantes também participarão de oficinas gratuitas de iniciação teatral.
A proposta é simples e potente: fazer o teatro circular, romper muros e alcançar os jovens em seu próprio território. As apresentações acontecerão na Escola Estadual Dom Silvério, Escola Estadual Dom Benevides e Escola Estadual João Ramos Filho. Tudo com entrada franca, como parte de uma política cultural financiada pela Lei Paulo Gustavo, com apoio da Prefeitura de Mariana.
Inspirada em contos e melodias do interior mineiro, A Canção de Minervina narra a jornada de uma jovem que ousa escolher o próprio destino, rejeitando um casamento imposto e enfrentando o poder patriarcal de sua cidade natal, Quixeriti. A peça, construída com lirismo e humor, celebra a força feminina e convida o público a refletir sobre liberdade e tradição.
O elenco, Paola Mota, Alex Carvalho, Filipe Conde Mascaro e Yohaine Rocha, se desdobra em múltiplos personagens, cantando e tocando ao vivo as músicas que compõem a trilha sonora original do espetáculo. A direção e dramaturgia são de Alex Carvalho, com colaboração criativa de Paola Mota, supervisão musical de Filipe Conde Mascaro e figurinos assinados por Jackson Santos.
Com 19 anos de trajetória, a Cômica Cia de Teatro se firma como uma das companhias mais pulsantes de Mariana, conhecida por sua presença nas ruas, escolas, distritos e festivais do Brasil. O Teatro Itinerante é mais um capítulo da história desse coletivo que acredita na arte como ponte, encontro e transformação.
Fonte: Jornal Geraes.
LEGENDA. Atores da Cômica Cia de Teatro em cena de A Canção de Minervina: espetáculo chega às escolas de Mariana com música e poesia. Imagem por: Imagem: Peterson Brito