Pular para o conteúdo

Mariana lidera iniciativa regional de gestão de resíduos sólidos  

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Email

INOVAÇÃO. Município se prepara para se tornar referência regional em sustentabilidade e reaproveitamento de resíduos.

Em um momento importante para o desenvolvimento sustentável da região, o Galpão da CAMAR, em Mariana, foi palco de um encontro estratégico entre prefeitos que integram o Consórcio Intermunicipal Multifinalitário do Vale do Piranga (CIMVALPI). Na ocasião, foi apresentada a estrutura do aterro sanitário e do sistema de aproveitamento de materiais recicláveis da cidade, considerada uma das mais avançadas da região. 

“A regionalização é um caminho inteligente, previsto nas legislações nacional e estadual, para gerar desenvolvimento, sustentabilidade e novas oportunidades para quem vive aqui.”, comentou o prefeito de Mariana, Juliano Duarte, em suas redes sociais. 

Com uma capacidade superior à demanda interna, Mariana se destaca por ter uma estrutura consolidada que agora se coloca à disposição para liderar uma política regionalizada de resíduos sólidos. A proposta, que segue diretrizes das legislações estadual e federal, visa ampliar a integração entre os municípios consorciados, gerando emprego, renda e promovendo práticas mais responsáveis e sustentáveis. 

“Mariana está pronta para dar um passo além, com a implantação de uma política regionalizada de resíduos sólidos, fortalecendo a integração entre os municípios, gerando emprego, renda e ações mais sustentáveis e responsáveis.”, afirmou o prefeito. 

A iniciativa abre portas para que Mariana se torne um centro de referência em gestão ambiental, fortalecendo o papel dos municípios parceiros na busca por soluções coletivas e sustentáveis. 

LEGENDA. Fortalecimento de ações para a estrutura do aterro sanitário e do sistema de aproveitamento de materiais recicláveis da cidade mais. Imagem por: Redes sociais Juliano Duarte.