Pular para o conteúdo

Seminário “Bens culturais e turismo da fé” acontece nessa semana em Mariana 

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Email

EVENTO. Especialistas, religiosos e pesquisadores se reúnem para discutir a preservação do patrimônio sacro e o potencial do turismo da fé em Minas Gerais.

A cidade de Mariana, sedia nos dias 9 e 10 de abril o 1º Seminário Bens Culturais e Turismo da Fé, um evento inédito voltado para a valorização da fé como expressão cultural e ferramenta para o desenvolvimento do turismo local. Promovido pela Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais e da Arquidiocese de Mariana, o seminário será realizado na sede da Cúria Metropolitana e terá entrada gratuita mediante inscrição prévia, além de transmissão online. 

A proposta é reunir pesquisadores, especialistas, autoridades religiosas e representantes do setor cultural e turístico para refletir sobre a preservação dos bens culturais ligados à religiosidade, como igrejas, imagens, festas populares e acervos, e discutir estratégias para o fortalecimento do turismo de fé nas cidades históricas mineiras. A programação é composta por conferências, mesas temáticas, estudos de caso, exposições e intervenções culturais. 

Logo na abertura do seminário, haverá a entrega de acervos restaurados pelo curso técnico em Conservação e Restauro da FAOP para o Museu de Arte Sacra de Mariana e comunidades da região. A conferência de abertura será ministrada pela professora e pesquisadora Guiomar de Grammont, abordando a relação entre o barroco, a religiosidade e a formação histórica de Minas Gerais. 

Entre os temas debatidos ao longo dos dois dias, estão o papel das cidades e templos como espaços de fé, as manifestações culturais e religiosas como patrimônio imaterial, as rotas do turismo religioso em Minas Gerais e experiências bem-sucedidas como o caminho “Nos Passos de Dom Viçoso”, entre o Caraça e Mariana. Um dos destaques da programação é a participação de nomes como o padre Luciano da Silva (CNBB), o secretário estadual Leônidas de Oliveira, o prefeito de Ouro Preto Ângelo Oswaldo e o secretário de turismo de Mariana, Eduardo Batista. 

O encerramento ficará por conta de Alex Calheiros, diretor do Museu da Inconfidência, que trará reflexões sobre o papel dos museus e centros de memória na preservação dos patrimônios de fé e na construção de novas narrativas históricas. 

O seminário é patrocinado pela CEMIG, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, e conta com o apoio do Instituto Território Criativo, da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, da Casa Arte e Cultura e do Governo de Minas Gerais.  

Serviço: 

Seminário “Bens Culturais e Turismo da Fé” 

Datas: 09 e 10 de abril (quarta e quinta-feira) 

Local: Cúria Metropolitana de Mariana – Rua Cônego Amando, 161, Bairro São José (Chácara) 

Inscrições gratuitas: Sympla 

Transmissão online: www.youtube.com/channel/UCuGxkjFsUX2sFGFy1VyzQ2g 

Informações: www.faop.mg.gov.br | @bensculturaisdafe 

LEGENDA. Programação inclui conferências, estudos de caso e mesas temáticas sobre arte sacra, tradições religiosas e turismo religioso nas cidades históricas mineiras.