Pular para o conteúdo

Tradição da Semana Santa de Mariana é destaque na capital mineira com cortejo na Praça da Liberdade

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Email

No último sábado (5), a cidade de Mariana levou parte de sua rica tradição religiosa para o coração de Belo Horizonte, durante o cortejo “Onde tudo começou: a Semana Santa na Primaz das Gerais”. O evento, que integra a programação do Minas Santa, foi promovido por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, a Arquidiocese de Mariana e a Secretaria Municipal de Cultura de Mariana.

A apresentação teve início em frente ao prédio do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG), percorreu a Praça da Liberdade e finalizou diante do Palácio da Liberdade, encantando o público com a presença de cerca de 60 personagens bíblicos e a participação musical da tradicional banda União 15 de Novembro.

O cortejo apresentou aspectos característicos da Semana Santa de Mariana, considerada uma das mais antigas e expressivas manifestações de religiosidade popular em Minas Gerais. As encenações ligadas à Paixão de Cristo emocionaram o público com a representação de figuras marcantes da narrativa bíblica.

Para o padre Geraldo Buziani, da Arquidiocese de Mariana, a proposta foi apresentar ao público urbano a profundidade simbólica e artística das celebrações. “Essa apresentação do figurado bíblico sintetiza a expressão simbólica, artística e cultural da Semana Santa nas nossas cidades históricas”, disse o padre.

O prefeito de Mariana, Juliano Duarte (PSB), reforçou o objetivo de valorizar a tradição e incentivar o turismo no município. “Queremos mostrar a tradição da Semana Santa de Mariana para que as pessoas possam visitar a cidade e conhecer nossa história. Essa é também uma forma de virar a página da tragédia do rompimento da barragem de Fundão e reforçar que o município está preparado para receber os visitantes”, afirmou, destacando que a rede hoteleira já apresenta alta taxa de ocupação para o período.

Entre os participantes estava Dario Américo, que encarnou o personagem José do Egito. Ele ressaltou o sentimento espiritual envolvido na tradição. “É uma sensação de espiritualidade muito bonita, porque é uma tradição que vem de muito tempo em Mariana e agora está sendo levada para outras regiões. Essa é a terceira vez que estou na vestimenta”, contou.

O cortejo foi mais uma ação que reafirma Mariana como referência no turismo religioso e na preservação de suas expressões culturais.

LEGENDA. Foto retirada das redes sociais do Prefeito de Mariana Juliano Duarte.