Pular para o conteúdo

Academia Marianense de Letras oficializa Departamento de Música 

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Email

CULTURA. Com a nova estrutura, Madrigal Mariana, Uns & Outros e Escola de Violão Prof. Moura Santos passam a integrar oficialmente a Academia.

A Academia Marianense de Letras deu um passo importante para fortalecer a cultura musical de Mariana, ao oficializar a criação do Departamento de Música, na segunda-feira, 31 de março de 2025. Com a nova estrutura, o coral Madrigal Mariana, o grupo musical Uns & Outros e a Escola de Violão Prof. Moura Santos passam a integrar oficialmente a Academia, recebendo suporte logístico, segurança jurídica e visibilidade para as suas atividades. 

A proposta, apresentada pelo professor e acadêmico Rafael Arcanjo Santos, resgata um capítulo significativo da história cultural da cidade. Criado em 1971, o Madrigal Mariana foi originalmente um departamento artístico-cultural da Academia, mas, em 2002, passou a ser um órgão associado. Agora, mais de 50 anos depois, retorna ao seu status original, consolidando-se como um dos poucos corais especializados em música sacra e liturgia em latim. 

A decisão de integrar o coral e o grupo musical à Academia faz parte de um processo de reorganização, com o objetivo de preservar e valorizar o legado cultural de Mariana, garantindo que as tradições musicais da cidade se mantenham vivas através do Departamento de Música. 

Com a formalização do Departamento de Música, a Academia Marianense de Letras amplia suas ações culturais e oferece novas oportunidades para a participação da comunidade em atividades musicais e artísticas. O novo departamento se soma a outras iniciativas da Academia, que buscam incentivar a arte e a educação cultural em Mariana.