Pular para o conteúdo

Alta demanda por RG em Mariana; Câmara promete melhorias 

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Email

DESENVOLVIMENTO. Apenas quatro identificadores e dois maquinários são responsáveis pelo atendimento à população

Na segunda-feira (24), a Câmara de Mariana sediou um mutirão para o pré-agendamento da emissão da carteira de identidade. A alta demanda pelo documento resultou em transtornos para os moradores que tentavam acessar o serviço, evidenciando a necessidade de melhorias na estrutura de atendimento. 

Atualmente, o município conta com apenas quatro identificadores e dois maquinários para emissão do RG, o que tem dificultado a prestação do serviço. Moradores relataram ao Jornal Ponto Final que, devido à grande procura e à limitação no número de vagas, muitos não conseguem realizar o agendamento, o que tem gerado insatisfação e longas esperas. 

Com o objetivo de reduzir a fila de espera e atender parte da demanda reprimida, foram disponibilizados 100 documentos durante o mutirão, foram 61 pré-agendamentos para mulheres e 39 para homens. No entanto, a quantidade de atendimentos ainda é insuficiente diante do número crescente de solicitações. Além do mutirão, o serviço continua sendo oferecido diariamente por meio de um aplicativo, com a liberação de 40 vagas por dia, o que também tem se mostrado insuficiente. 

Para ampliar o acesso ao serviço, o mutirão passará a acontecer uma vez por mês, sempre no último sábado de cada mês. O pré-agendamento para participação será realizado na segunda-feira da última semana do mês, permitindo que mais moradores tenham a oportunidade de garantir a emissão do documento. Neste mês, a emissão do RG para as pessoas que realizaram o pré-agendamento acontecerá neste sábado (29), das 8h às 16h. 

O problema afeta especialmente pessoas que precisam do documento com urgência, como aqueles que dependem do RG para acessar benefícios sociais, realizar matrículas escolares ou até mesmo para obtenção de emprego. Em muitos casos, a demora no agendamento pode causar transtornos significativos para a população. 

Diante das dificuldades enfrentadas pelos moradores, o presidente da Câmara Municipal, Ediraldo Ramos, anunciou que pretende adquirir novos equipamentos para ampliar a capacidade de atendimento. Segundo ele, a previsão é de que os novos maquinários sejam adquiridos ainda este ano, o que possibilitaria um aumento significativo no número de documentos emitidos diariamente. No entanto, até o momento, não há um prazo definido para a chegada e instalação dos novos equipamentos.