Pular para o conteúdo

Prefeito anuncia reajuste de 5% para servidores públicos, mas enfrenta críticas intensas 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

DESTAQUE. Juliano Duarte destacou que, durante sua gestão 2021/2022, os servidores tiveram o maior reajuste salarial da história, com mais de 21% de aumento em dois anos.

Na última atualização em suas redes sociais, o prefeito Juliano Duarte anunciou um reajuste salarial de 5% para os servidores públicos de Mariana. O projeto de lei referente ao aumento já foi enviado à Câmara Municipal e reflete a realidade financeira enfrentada pela administração desde que assumiu o cargo. 

Em sua declaração, Duarte enfatizou a situação delicada encontrada na prefeitura: “A realidade que nós encontramos na prefeitura em 2025 é uma realidade totalmente diferente do ano de 2021/2022. Nós assumimos uma prefeitura que não tinha recurso financeiro em caixa, e isso é uma preocupação do nosso mandato”, afirmou. 

O prefeito destacou que, além da falta de recursos, a administração herdou diversas obras emergenciais que precisam de atenção imediata, totalizando um montante superior a R$ 70 milhões. Entre as obras mencionadas estão a reconstrução de pontes no distrito de Água Claras, que atualmente ilham comunidades, e intervenções na travessa Monsenhor Rafael Coelho, frequentemente afetada por alagamentos. Outras preocupações incluem a rua Hélvio Moreira Morais, que apresenta risco de desabamento, e a grande quantidade de buracos nas vias públicas, que somam mais de mil. 

Duarte ressaltou que esses investimentos são prioritários para garantir a infraestrutura do município e a segurança dos cidadãos. “Assumimos uma prefeitura que não tem recurso hoje para a execução dessas obras”, disse ele, reafirmando seu compromisso com a responsabilidade fiscal. 

No entanto, o anúncio do reajuste gerou uma onda de críticas nas redes sociais, com usuários relembrando que, enquanto vereador, Duarte considerou insuficiente um aumento de 7% para os servidores e agora, como prefeito, oferece apenas 5%. Um áudio que circula em grupos de WhatsApp, atribuído ao Chico Veterinário, intensifica a indignação, destacando: “Ele fez um vídeo, né? Tá sendo bombardeado nas redes sociais, porque vamos relembrar o que ele fez há duas semanas atrás. Ele solicitou uma reforma administrativa à câmara, foi votado e aprovado, criou 121 cargos de assessoria pra ele, ele deu reajuste para os secretários, o dele foi reajustado também.” 

No áudio, Chico questiona a discrepância entre o que o prefeito prometeu e o que realmente foi oferecido: “Ele teve 7% em cima de 21, ele e os secretários. Eu só queria estar lembrando pra vocês, pra gente, é só um ponto de discussão pra vocês entenderem o quanto se fala bobagem, o quanto quer justificar o que é injustificável.” 

Duarte também reconheceu a legitimidade das manifestações dos servidores públicos, afirmando: “O servidor público é sim uma prioridade na minha gestão, mas eu tenho um compromisso com todo o município de Mariana, que precisa de investimentos para problemas crônicos de infraestrutura.” Ele explicou que, embora o índice de 5% esteja acima da inflação acumulada de 4,83% nos últimos 12 meses, a administração gostaria de oferecer um aumento maior, como o realizado nos anos anteriores. 

O prefeito ainda destacou que, durante sua gestão, os servidores tiveram o maior reajuste salarial da história, com mais de 21% de aumento em dois anos, além de um auxílio alimentação de R$ 500,00. Ele afirmou que a economia gerada com cortes significativos permitirá um esforço futuro para novos reajustes. “Podem ter certeza, servidores, que nos anos seguintes faremos todo esforço para dar um reajuste maior”, concluiu o prefeito. 

A proposta de reajuste será discutida na Câmara Municipal, onde os vereadores terão a oportunidade de analisar e votar a favor ou contra a medida.