O vereador e presidente da Câmara de Mariana, Ediraldo Ramos, comemora a conquista da realização do 1º mutirão para emissão de carteira de identidade no município. A iniciativa acontecerá no dia 29 de março, com agendamentos disponíveis a partir de 24 de março, totalizando 100 vagas para o atendimento.
A ação marca um importante avanço, já que, em seu primeiro mandato, o parlamentar protocolou duas indicações solicitando um mutirão para facilitar o acesso da população ao documento, mas não obteve sucesso na execução. Agora, no comando da Câmara, Ediraldo Ramos conseguiu viabilizar o serviço, que promete ser realizado mensalmente para agilizar e desafogar a emissão do RG na cidade.
Como garantir o atendimento?
Para participar do mutirão, é essencial realizar o agendamento e apresentar toda a documentação necessária, conforme os critérios exigidos pelo CAC. Cada cidadão terá direito a apenas um agendamento.
Documentos obrigatórios:
- CPF
- Solteiro: Certidão de Nascimento original
- Casado: Certidão de Casamento original
- Divorciado/Separado: Certidão de Casamento com averbação
- Foto: Será registrada no CAC no momento da coleta dos dados.
Documentos opcionais:
- CNH
- Título de Eleitor
- Certificado Militar
- Identidade Profissional
- Carteira de Trabalho
- NIS, PIS ou Pasep
- Cartão Nacional de Saúde
- Tipo Sanguíneo (com exame laboratorial)
- Nome Social
- Laudo médico para condições específicas de saúde
Menores de 16 anos:
- Devem estar acompanhados de pai, mãe ou responsável legal, que deve apresentar documentação original que comprove a representatividade.
Taxas e validade do documento:
A primeira via da Carteira de Identidade Nacional é gratuita. Documentos nos padrões anteriores continuarão válidos até 23 de fevereiro de 2032, mas podem ser recusados caso não permitam a identificação do portador.
Como agendar?
O agendamento deve ser feito exclusivamente online:
- Acessar o site: cidadao.mg.gov.br ou o aplicativo mg.app.cidadao;
- Fazer login com CPF e senha do gov.br;
- Selecionar a opção “Emissão de carteira de identidade”;
- Escolher entre 1ª ou 2ª via e preencher todos os dados corretamente;
- O agendamento está disponível a partir das 9h e é permitido apenas um por CPF.
Prazo de entrega:
O documento será enviado ao endereço cadastrado no prazo de sete dias úteis.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato pelo telefone: (31) 3557-6210.
A iniciativa promete ser um grande avanço na desburocratização do serviço de emissão de identidade em Mariana, garantindo um atendimento mais ágil e eficiente para a população.