O advogado Israel Quirino participou recentemente do podcast do Jornal Ponto Final, onde relembrou sua trajetória com o jornal, que completa 30 anos de atuação. Amigo de longa data do proprietário Rômulo Passos, Israel foi o primeiro contador e primeiro advogado do jornal, além de ter mantido por um tempo uma coluna fixa intitulada Justiça Seja Feita.
Durante a conversa, ele destacou o contexto político efervescente da cidade na época do surgimento do jornal e comparou as mudanças ao longo dessas três décadas. Para Israel, uma das principais transformações foi a evolução do jornalismo local, que antes era mais restrito e menos crítico as políticas públicas. “Hoje nós temos o jornal online, notícias são postadas todos os dias, mas sem perder o glamour do jornal impresso”, afirmou.
Outro ponto abordado foi a influência da Universidade Federal de Ouro Preto na profissionalização da imprensa local. Segundo ele, a criação do curso de Jornalismo fortaleceu ainda mais a ideia de um jornalismo crítico e de qualidade. No entanto, ele ressaltou que muitos leitores ainda sentem falta do jornal físico, mencionando o apreço pelo cheiro da tinta e do papel.
Ao final do bate papo, Rômulo Passos convidou Israel para retornar ao podcast ao longo do ano. Em resposta, o advogado expressou seu orgulho por fazer parte da história do jornal e garantiu que voltará sempre que possível.
Confira o Podcast completo no canal do Youtube TV Ponto Final.