Pular para o conteúdo

Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Mariana definem líderes 2025/2026 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

ARRANJO. Legislativo organiza composição das 11 comissões que irão atuar em diversas áreas estratégicas para o município.

A Câmara Municipal de Mariana anunciou a composição das Comissões Permanentes que atuarão no biênio 2025/2026, contemplando áreas como finanças, obras públicas, saúde, educação, meio ambiente, direitos humanos, defesa animal e fiscalização orçamentária. A definição dos membros evidencia o compromisso com a diversificação de competências e a representatividade de diferentes perspectivas no Legislativo marianense. 

Na Comissão de Finanças, Legislação e Justiça, o vereador Fernando Sampaio de Castro assume a presidência, com Roberto Nicolau Cota como vice e Samuel de Freitas Martins como secretário. Os suplentes, Ítalo Henrique de Oliveira, Maurício Antônio Borges Andrade e Silva e Gilberto Mateus Pereira, estarão prontos para contribuir com análises importantes sobre orçamento, legalidade de projetos e recursos públicos.

Já a Comissão de Viação, Obras Públicas, Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente também será liderada por Fernando Sampaio de Castro, tendo João Bosco de Freitas como vice-presidente e Valmir Aparecido de Oliveira como secretário. Os suplentes Roberto Nicolau Cota, Ítalo Henrique de Oliveira e José Sales de Souza trarão reforço em questões de infraestrutura, obras e sustentabilidade.

Na área social, a Comissão de Educação, Saúde, Assistência Social, Esporte, Lazer e Turismo será presidida por Ítalo Henrique de Oliveira, com Samuel de Freitas Martins como vice e Maurício Antônio Borges Andrade e Silva como secretário. Para dar suporte, os suplentes Fernando Sampaio de Castro, João Bosco de Freitas e Manoel Douglas Soares Oliveira vão auxiliar na busca por soluções para as áreas mais sensíveis à população.

Uma das novidades é a Comissão de Proteção e Defesa dos Animais, que reflete o aumento do debate sobre o bem-estar animal. Gilberto Mateus Pereira será o presidente, com João Bosco de Freitas como vice-presidente e Valmir Aparecido de Oliveira como secretário. Os suplentes, Pedro Ulisses Coimbra Vieira, Ítalo Henrique de Oliveira e Roberto Nicolau Cota, terão o papel de fortalecer as discussões e propor políticas públicas voltadas para a causa.

A Comissão de Direitos Humanos, liderada por Ronaldo Alves Bento, terá Ítalo Henrique de Oliveira como vice e Samuel de Freitas Martins como secretário. Os suplentes Marcelo Monteiro Macedo, José Antunes Vieira e José Sales de Souza serão fundamentais para acompanhar questões relacionadas à cidadania e justiça social.