Na quinta-feira, 19 de dezembro, o Colégio Providência foi palco da cerimônia de diplomação dos vereadores eleitos para Mariana e o distrito de Diogo de Vasconcelos. O evento, simboliza o reconhecimento oficial dos candidatos escolhidos pela população para o exercício do mandato legislativo a partir de 2025.
A solenidade contou com a presença de figuras importantes da política local. O atual prefeito de Mariana, Celso Cota, prestigiou o evento ao lado do prefeito eleito, Juliano Duarte. Ambos fizeram questão de parabenizar os vereadores e reforçar a importância da colaboração entre o Executivo e o Legislativo para o desenvolvimento da cidade e da região.
Por motivos pessoais, o promotor de Justiça, que havia confirmado presença, não pôde participar da cerimônia. Ainda assim, o evento seguiu em clima de celebração e reconhecimento ao trabalho democrático.
O vereador Célio de Souza, representante de Diogo de Vasconcelos, foi o primeiro a ser diplomado.
Sonia Azzi, recebeu seu diploma juntamente com o prefeito eleito Juliano Duarte, onde a mesma dedicou seu diploma a todas as mulheres. Seu discurso foi marcado por aplausos e reforçando o compromisso com a igualdade de gênero em sua atuação política.
Os demais vereadores eleitos de Mariana também receberam seus diplomas em sequência, sob olhares atentos de familiares, amigos e apoiadores. O ato marca oficialmente o início da jornada legislativa dos novos representantes, que, a partir de janeiro, assumem o compromisso de legislar em prol da cidade e dos distritos.
“Junto com minha querida vice, Sonia Azzi, fizemos uma campanha limpa, sem ataques, e fomos eleitos pela população para rtepresentar Mariana, pelos proximos quatro anos.”, disse Juliano Duarte em seu discurso.
A diplomação, última etapa antes da posse oficial, reforça o compromisso de cada vereador eleito em honrar os votos recebidos e trabalhar em benefício da comunidade. A posse está marcada para o início de janeiro, quando os parlamentares eleitos assumirão oficialmente suas funções.