A Nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) representa um avanço significativo para a modernização do sistema de identificação no Brasil, unificando os dados com base no CPF e aumentando a segurança contra fraudes. O documento é essencial para melhorar o acesso aos serviços digitais do governo federal por meio da plataforma Gov.br, simplificando a vida dos cidadãos e garantindo maior eficiência nos atendimentos públicos.
A CIN possui um número único, o CPF, e conta com uma versão digital acessível pelo Gov.br, permitindo que mais de 4.500 serviços digitais sejam utilizados de forma segura, com destaque para a conta Ouro. Isso facilita processos como assinaturas digitais, inscrições educacionais e uso em serviços administrativos.
A integração do documento com o Gov.br traz praticidade para o dia a dia dos brasileiros, desde crianças, que passam a ter o primeiro documento com foto, até idosos ou pessoas com dificuldades cognitivas, como no caso de pacientes com Alzheimer, que se beneficiam do acesso digital e da redução de burocracias.
O Governo Federal também está desenvolvendo uma Infraestrutura Pública Digital (IPD) de Identificação Civil, que utilizará a base de dados da CIN para garantir um sistema de identificação mais seguro e interoperável. De acordo com o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas, o objetivo é que o Gov.br esteja alinhado à jornada de vida do cidadão, oferecendo informações e serviços conforme suas necessidades.
No futuro, a identificação digital permitirá até a automação de processos, como a concessão de aposentadorias ou benefícios, eliminando a necessidade de comprovações extras, pois, segundo o secretário, “um cidadão bem identificado não precisará comprovar que tem direito a um benefício”.
Para emitir a nova CIN, que já está disponível em todos os estados brasileiros, é necessário apresentar a certidão de nascimento ou casamento. A primeira via do documento é gratuita, e todos os brasileiros têm até 2032 para realizar a substituição. Mais informações podem ser encontradas no portal gov.br/identidade.