Pular para o conteúdo

Marianense Futebol Clube entrega pela primeira vez a Medalha Meritória   

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

RECONHECIMENTO. Personalidades e instituições que contribuíram para a sociedade marianense, com destaque para a Sociedade Musical União XV de Novembro e o Desembargador Pedro Aleixo Neto.

Na última sexta-feira, o Marianense Futebol Clube realizou a primeira entrega da Medalha Meritória do Marianense Futebol Clube, uma importante honraria que reconhece contribuições relevantes à comunidade marianense. O evento aconteceu às 19h e contou com a presença de autoridades, entre elas o Vice-Prefeito de Mariana, Cristiano Vilas Boas, e o Deputado Federal e ex-prefeito de Mariana, Duarte Júnior. 

Foram agraciados com a Medalha Meritória: José Paulo de Souza, Olegário Wilson de Lima, Orlando Müller Filho, Rose Mary Vieira Peixoto e Vanderlei Eustáquio Machado. Além disso, a Especial Comenda Meritória foi entregue à Sociedade Musical União XV de Novembro, reconhecida como patrimônio cultural de Mariana. A instituição recebeu ainda um pix no valor de R$ 500,00 como forma de apoio ao seu trabalho. 

O evento também foi marcado pela entrega do Eminente Colar Marianense Futebol Clube ao Desembargador Dr. Pedro Aleixo Neto, em homenagem à sua trajetória e contribuição à justiça e à memória marianense. Todos os homenageados receberam o livro “Mãos que contam histórias”, da jornalista Thalia Gonçalves, que retrata tradições e memórias de Cachoeira do Brumado. 

Em seu pronunciamento, o Presidente do Marianense Futebol Clube exaltou o legado dos homenageados e destacou o papel da Sociedade Musical União XV de Novembro como um patrimônio inestimável do povo de Mariana. Em um momento emocionante, fez referência ao Desembargador Dr. Pedro Aleixo Neto, ressaltando as qualidades e a importância histórica de seu avô, Pedro Aleixo, que, durante o regime militar, se posicionou corajosamente contra a publicação do Ato Institucional nº 05. Afirmou que, apesar das perseguições e prisões, o legado de Pedro Aleixo representa a defesa da democracia e da coragem. 

A cerimônia foi um marco para o Marianense Futebol Clube, ao reconhecer personalidades e instituições que, com trabalho e dedicação, fortalecem a cultura, a memória e os valores da sociedade marianense.