Pular para o conteúdo

Museu Boulieu encerra o calendário cultural de 2024 com nova exposição de Percival Tirapeli 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

ARTE. “Patrimônio da Humanidade - Arte Sacra na América Latina” reúne obras que celebram o legado artístico das missões jesuíticas e ficará em cartaz até fevereiro de 2025.

Nesta quarta-feira, 11 de dezembro, às 19h, o Museu Boulieu, em Ouro Preto, inaugurou a exposição “Patrimônio da Humanidade – Arte Sacra na América Latina”, assinada por Percival Tirapeli, renomado especialista em arte barroca. A mostra, que mistura fotografias e colagens inéditas, ofereceu uma visão única sobre o legado das missões jesuíticas na América Latina. 

Tirapeli, conhecido por sua pesquisa aprofundada e criatividade artística, apresenta obras que unem técnica, história e reflexão. Fotografias captadas por ele dialogam com colagens feitas a partir de provas de impressão de seus próprios livros, compondo uma narrativa visual que destaca a relação dos jesuítas com as culturas indígenas. 

Além das obras, o público teve acesso a um catálogo exclusivo que reúne imagens das telas, poemas e textos filosóficos. A exposição, que integra o calendário cultural de Ouro Preto, ficará em cartaz até o final de fevereiro de 2025. 

“As missões jesuíticas carregam um simbolismo histórico e artístico muito rico, mas também controverso. Minha intenção foi abordar esse tema com profundidade e sensibilidade,” comenta Tirapeli. 

A iniciativa conta com o apoio do Instituto Cultural Vale, principal patrocinador da cultura no Brasil, que reafirma seu compromisso com a democratização do acesso à arte e ao fortalecimento da economia criativa. 

Serviço 

Exposição: “Patrimônio da Humanidade – Arte Sacra na América Latina” 

Data de abertura: 11 de dezembro, às 19h 

Local: Museu Boulieu, Rua Padre Rolim, 412, Ouro Preto – MG 

Visitação: Até fevereiro de 2025 

Horários: 

Segunda, quinta a domingo: 10h às 18h 

Quarta: 13h às 22h (entrada gratuita) 

Fechado às terças. 

Ingressos: Inteira: R$10 | Meia: R$5 

Mais informações: museuboulieu.org.br