Nos últimos dias, a empresa Alicerce Construções e Serviços LTDA, que presta serviços à Prefeitura de Mariana, tem sido alvo de críticas devido à falta de pagamento dos seus trabalhadores. O Jornal Ponto Final recebeu diversas mensagens via direct no Instagram relatando a situação e, apenas na manhã do dia 11 de dezembro, foram registradas 8 ligações com o mesmo teor de reclamação.
Os trabalhadores expressaram preocupação em não receberem os salários devidos em dezembro, intensificando a tensão entre os colaboradores. Em resposta, Rômulo Passos, repórter do jornal, conversou com Arlinda Gonçalves, secretária de Administração da Prefeitura Municipal de Mariana. Sobre o pagamento, Arlinda explicou: “A empresa soltou uma nota na sexta-feira informando que, devido ao cálculo de um valor retroativo que os colaboradores têm direito a receber, não seria possível processar o pagamento naquele dia, mas garantiram que 90% dos pagamentos foram feitos e o restante seria concluído na segunda pela manhã.”
No entanto, no dia seguinte, o jornal continuou recebendo reclamações de trabalhadores que ainda não haviam recebido seus pagamentos.
A falta de pagamento causa um impacto significativo nos trabalhadores, levando muitos a afirmarem que buscarão na justiça os direitos devidos, incluindo indenizações pela situação enfrentada.
Juliano Duarte, prefeito eleito de Mariana, já havia solicitado à Prefeitura, em 13 de março deste ano, esclarecimentos sobre reclamações relacionadas aos atrasos salariais e outras demandas dos trabalhadores.
O jornal fez contato com representante da empresa Alicerce, que emitiu a seguinte nota oficial: “A empresa Alicerce Construções e Serviços LTDA reafirma estar em dia com todas as suas obrigações trabalhistas perante os colaboradores, não havendo qualquer registro anterior de atraso de pagamento em Mariana. O ocorrido decorreu da necessidade de efetuar, além do pagamento regular dos salários referentes ao mês de novembro de 2024, o repasse de valores adicionais correspondentes às diferenças salariais retroativas, de valores consideráveis, que retroagem a janeiro de 2024. Essa medida excepcional resultou em um fluxo operacional que impossibilitou a conclusão do pagamento a todos os colaboradores na data originalmente prevista. Cumpre esclarecer que os pagamentos já foram totalmente regularizados, iniciados na sexta-feira, dia 6 de dezembro, sendo finalizados na manhã do dia 11 de dezembro de 2024. Reiteramos nosso compromisso com os colaboradores e asseguramos que continuamos cumprindo rigorosamente tanto as obrigações trabalhistas quanto as contratuais firmadas com o município de Mariana.
Atenciosamente, Guilherme Fritsch, Gestor de Contratos Alicerce Construções e Serviços LTDA.”
Sobre a empresa APA, Arlinda declarou: “Ela presta serviço no município até 31 de dezembro, sem possibilidade de prorrogação. Os colaboradores já começaram a assinar os avisos prévios no dia 9, e esse processo deve ser concluído ao longo da semana, considerando que são aproximadamente 300 trabalhadores. No final do contrato, todos terão seus acertos efetuados.”