Pular para o conteúdo

Saúde: Vereadores apontam falta de respeito e responsabilidade

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

PONDERAÇÃO. Os vereadores de Mariana questionam a administração municipal sobre a falta de medicamentos, fraldas e dietas, além de relatar casos de insumos inadequados.

A saúde pública de Mariana tem enfrentado sérias dificuldades, e os vereadores têm demonstrado preocupação com uma crise crescente no setor. Em uma sessão recente da Câmara, o vereador Ronaldo Bento fez duras críticas à gestão da saúde no município, destacando a falta de insumos essenciais para o atendimento aos pacientes. 

O vereador foi enfático ao criticar o que considera uma falha de responsabilidade do poder público. “Eu vejo, na minha humilde concepção, e me debruço sobre os ombros do secretário de Saúde, essa falta de responsabilidade com a cidade de Mariana e com as pessoas que nasceram. A prioridade na saúde é zero. Isso é falta de humanidade, falta de respeito e uma violação dos princípios constitucionais do direito à vida”, completou. 

Além disso, Ronaldo Bento questionou a eficácia das ações da administração municipal, apontando que a apresentação da UPA 24h no próximo dia 16 de dezembro, embora importante, não resolve os problemas estruturais da saúde, como a escassez de materiais essenciais. “Não adianta inaugurar uma UPA se as pessoas estão morrendo por falta de insumos e condições mínimas para o tratamento”, criticou. 

Outros vereadores também se manifestaram contra a atual gestão da saúde no município. Em relatos alarmantes, alguns parlamentares relataram que há situações presenciadas em que os pacientes utilizam o mesmo copo para tomar medicamentos, o que agrava ainda mais a situação precária dos atendimentos. 

Diante dos fatos, o presidente da comissão de saúde, Zezinho Salete, e o vice-presidente, Pedrinho Salete, estiveram na Policlínica e na farmácia central da Prefeitura, onde fizeram alguns levantamentos e diagnósticos, de imediato, a falta de copos descartáveis e de papel higiênico nos banheiros. Segundo o vereador Pedrinho Salete, há esses insumos no estoque, mas, segundo a coordenadora, não há funcionários para repor nos banheiros. Os copos realmente estão em falta, mas já foi feito o pedido e estão aguardando a chegada. Também foram apresentados a distribuição de fraldas e dietas, e alguns materiais já estão chegando. 

A redação do Jornal Ponto Final fez um questionamento sobre o assunto à Prefeitura de Mariana, porém, até o fechamento desta edição, não obtivemos resposta.