Pular para o conteúdo

Casa da Ópera recebe show “Choros, Valsas e outros Lirismos Brasileiros” 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

TEATRO. Evento reúne tradição e modernidade em concertos e oficina com os músicos Heloísa Fernandes e Toninho Carrasqueira.

 Nos dias 13 e 14 de dezembro, às 20h, a histórica Casa da Ópera, um dos teatros mais antigos das Américas, será palco do espetáculo “Choros, Valsas e Outros Lirismos Brasileiros”. A pianista Heloísa Fernandes e o flautista Toninho Carrasqueira apresentam um repertório que celebra a diversidade da música brasileira, unindo composições autorais e homenagens a grandes nomes como Pixinguinha, Moacir Santos, Hermeto Pascoal e Radamés Gnattali. 

Os concertos, gratuitos e abertos ao público, oferecem uma experiência única, com arranjos que transitam entre o tradicional e o contemporâneo. Os músicos exploram a improvisação para transformar cada apresentação em um momento singular, enriquecido por histórias e curiosidades sobre as obras e seus compositores. 

Além das apresentações, no dia 12 de dezembro, das 14h às 16h, será realizada uma oficina no Departamento de Música da UFOP, voltada para técnica instrumental, improvisação e criação musical, com base no livro “Divertimentos-Descobertas”, de Carrasqueira. 

Com recursos de acessibilidade, como intérpretes de Libras e audiodescrição, o projeto busca democratizar o acesso à cultura. Realizado por meio da Lei Rouanet, conta com patrocínio do Instituto Cultural Vale, apoio da Prefeitura de Ouro Preto e da UFOP, e produção da Borandá Produções. 

Serviço 

“Choros, Valsas e Outros Lirismos Brasileiros” – Heloísa Fernandes e Toninho Carrasqueira 

Concertos: 13 e 14 de dezembro, às 20h – Casa da Ópera, R. Brg. Musqueira, 104, Centro, Ouro Preto/MG 

Oficina: 12 de dezembro, 14h às 16h – Departamento de Música da UFOP, Campus Morro do Cruzeiro 

Ingressos: Distribuição gratuita 1 hora antes dos espetáculos na bilheteria do teatro (sujeito à lotação).