A jornalista e escritora cachoeirense Thalia Gonçalves é uma das semifinalistas do Prêmio LOBA (Literaturas e Obras de Autoras) Festival. Com o livro Mãos que contam histórias: vida e obra de artesãos cachoeirenses, ela concorre na categoria não-ficção de obras publicadas, ao lado de nomes consagrados como Miriam Leitão e Daniela Arbex.
“Receber a notícia que cheguei à semifinal de uma premiação literária ao lado de jornalistas referências no Brasil que admiro é inacreditável. É a realização de um sonho, especialmente porque o resultado foi divulgado no mesmo dia em que lancei o meu livro”, celebra Thalia.
A obra reúne perfis jornalísticos de cinco artesãos do distrito de Cachoeira do Brumado, em Mariana (MG), e destaca o artesanato local como um elo central da narrativa. Segundo a autora, a motivação para o livro veio da preocupação com a preservação do saber artesanal na região. “Apesar de ser conhecido pelo seu artesanato, percebo que essa prática tem diminuído no distrito. Um dos meus questionamentos era se no futuro ainda haveria pessoas tecendo tapetes, fazendo panelas de pedra ou esculpindo em madeira”, explica.
O livro foi inicialmente apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso da autora em 2019, enquanto cursava Jornalismo na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Em maio de 2023, ganhou uma versão on-line pela Editora UFOP, e recentemente foi publicado em formato impresso com o apoio do 3º Edital Doce da Fundação Renova.
Thalia, que já foi premiada com um dos textos do livro em 2019 pela Intercom, destaca a importância de valorizar a arte e a história local. “Esses resultados mostram o quanto é significativo tornar conhecida a história do nosso povo e da nossa arte.”
O lançamento do livro ocorreu no dia 15 de novembro, na Escola Municipal Aníbal de Freitas, em Cachoeira do Brumado, e contou com a presença de familiares, amigos e da comunidade local. No dia 26 de novembro, a autora realizará mais um lançamento, às 18h, no Museu de Mariana, com roda de conversa, venda de exemplares e sessão de autógrafos.
A divulgação das finalistas do Prêmio LOBA será no dia 8 de dezembro.