O projeto Sextas Abertas terá sua última edição do ano no próximo dia 22 e contará com uma divertida e diversa programação de atividades culturais e artísticas gratuitas, para todas as idades. O projeto será realizado no dia do musico e celebrará também outros eventos do mês, como o Dia da Consciência Negra e o aniversário da FAOP (Fundação de Artes de Ouro Preto).
Com sua programação já definida, a parte da manhã será marcada por oficinas de cinema para crianças, de cerâmica para jovens a partir de 12 anos e adultos, e de técnicas de tingimento de tecidos para quem tiver interesse. À tarde contará com uma programação que oferece oficinas de culinária, de teatro de bonecos, de artes marciais e de maracatu de baque virado. A oficina de criação de livro de artista e lançamento de livro acompanhado de performance artística, além de uma palestra sobre a Umbanda, a partir de uma visão decolonialista também estão confirmadas.
Com um objetivo de ampliar parcerias e conexões, o encontro deve acontecer na Praça Antônio Dias começa a partir das 17h, com mostra audiovisual em homenagem ao Dia do Músico, feira de arte, artesanato e gastronomia, e muita música com DJ e grupos de música latino-americana, maracatu, chorinho e samba. Os registros das edições anteriores e todas as informações sobre o evento na página oficial do projeto no Instagram: @sextasabertas.
As oficinas artístico-culturais e gastronômicas acontecem no bairro Antônio Dias, em sua maioria, geralmente na sede do Núcleo de Arte e Ofícios da FAOP, que funciona no Casarão Pedro Aleixo, uma casa ampla erguida no século XIX, que oferece ambientes variados, incluindo pátios abertos e ateliês de linguagens artísticas diversas. Para aproveitar as belezas de Ouro Preto, algumas práticas se estendem por fora da casa.
SERVIÇO:
Dia:22/11, das 8h às 23h
Núcleo de Arte e Ofícios da FAOP, Praça Antônio Dias, nº 80