A Câmara Municipal de Mariana agora com a versão definitiva da exposição “Nos Trilhos do Tempo”, que celebra os 313 anos de história da mais antiga Casa de Leis de Minas Gerais. A instalação cenográfica e audiovisual, que transporta o visitante a momentos emblemáticos do passado, foi visitada nesta semana pelo jornalista e apresentador Zeca Camargo, que elogiou a iniciativa. “É sempre bom voltar a Mariana e ver coisas novas como essa exposição”, comentou.
Zeca Camargo também é autor de livros, com destaque para suas obras de crônicas e reflexões sobre temas sociais e culturais. Sua trajetória também inclui colaborações com a mídia impressa e digital, sempre com uma abordagem crítica e reflexiva.
Seu carisma, aliado a um estilo de comunicação acessível e sensível às questões culturais e sociais, fez de Zeca Camargo uma das personalidades mais respeitadas e queridas da mídia brasileira.
O projeto, fruto do trabalho da Comissão de Conservação e Funcionamento da Câmara de Mariana, foi idealizado pela Associação de Cultura Gerais (ACG) e conta com a expertise do arquiteto Alexandre Rousset, da designer gráfica Paola Menezes e do cineasta Marcelo Belém.
O objetivo da exposição é oferecer uma experiência imersiva que transmita, de forma afetiva e inovadora, o legado histórico da Casa de Leis, ao mesmo tempo que destaca figuras e feitos marcantes ao longo de três séculos de trajetória. Baseada em pesquisas realizadas especificamente para o projeto, a instalação traz textos, objetos e elementos gráficos e audiovisuais que guiam o visitante em uma verdadeira viagem no tempo.
No centro da instalação, uma série de filmes de curta-metragem apresenta depoimentos de convidados sobre personagens e episódios que marcaram a história da Câmara Municipal. Esses vídeos complementam o ambiente, despertando a imaginação e promovendo uma conexão profunda com o passado de Mariana.