Pular para o conteúdo

 PEC propõe fim da escala 6×1 e redução da jornada para 36 horas semanais 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

INICIATIVA. Proposta com jornada de quatro dias, promove mais tempo para o trabalhador se qualificar e melhorar sua qualidade de vida.

O debate sobre a escala 6×1 ganhou destaque nas redes sociais após a deputada Erika Hilton (PSOL-SP) propor uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que estabelece uma jornada de trabalho de 36 horas semanais, dividida em quatro dias. A mudança reduziria o limite atual de 44 horas semanais e possibilitaria um modelo 4×3, com quatro dias trabalhados e três de descanso. A proposta de Hilton argumenta que a redução na carga horária proporcionaria mais tempo para os trabalhadores se dedicarem a estudos, qualificações profissionais e ao lazer, algo essencial para sua saúde e desenvolvimento. 

A proposta já conta com o apoio de 134 deputados, faltando 37 assinaturas para alcançar o mínimo de 171 apoios necessários para que o texto seja protocolado na Câmara dos Deputados. Se o número for atingido, a PEC seguirá para análise da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ). 

 Caso a PEC avance no Congresso, a mudança traria impactos importantes para trabalhadores de diversos setores que atualmente seguem a escala 6×1. Essa jornada, que exige seis dias de trabalho e apenas um de folga, é criticada por não oferecer tempo suficiente para descanso e aprimoramento pessoal e profissional. Com a aprovação da PEC, os trabalhadores teriam quatro dias de trabalho, cada um com até 8 horas, limitando o total a 36 horas semanais. 

Mesmo com essa redução, o texto permite que trabalhadores façam horas extras, desde que o limite semanal de 36 horas seja respeitado. A implementação do modelo 4×3 poderia também gerar uma nova dinâmica nas relações de trabalho, estimulando empresas a adaptarem suas operações para atender à demanda com equipes reduzidas durante quatro dias e proporcionando três dias seguidos de descanso aos funcionários. 

A PEC de Erika Hilton traz ao centro do debate a necessidade de adequar a legislação trabalhista à realidade contemporânea e ao equilíbrio entre trabalho e vida pessoal, enquanto tenta estabelecer novos padrões de qualidade de vida e bem-estar para os trabalhadores brasileiros.