Pular para o conteúdo

Mariana leva suas tradições ao Palácio da Liberdade em Belo Horizonte 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

PROJETO. “Noites Mariana’s no Palácio” celebra a cultura musical da primeira cidade de Minas Gerais.

Em uma iniciativa que busca fortalecer e divulgar a cultura musical da Cidade de Mariana, o projeto “Noites Mariana’s no Palácio” estreia no próximo sábado, dia 16 de novembro. A ação, promovida em parceria entre a Secretaria de Estado da Cultura, a AMARBANDAS (Associação Marianense de Bandas), e a Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Lazer de Mariana, promete levar ao público belo-horizontino uma amostra das tradições musicais de uma das cidades mais importantes do estado. 

A partir das 18h, os Jardins do Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte, servirão de palco para a apresentação de duas das onze bandas civis de música de Mariana: a histórica Banda São Caetano, do distrito de Monsenhor Horta, e a mais do que centenária Banda São Sebastião, de Passagem de Mariana. Juntas, essas duas formações levarão um repertório que mescla tradição e inovação, reforçando o papel fundamental das bandas no desenvolvimento cultural e social da região. 

Mariana é conhecida como a “Terra Mineira da Música”, um título sustentado não só pelo famoso órgão Arp Schnitger da Catedral, mas também pelo Museu da Música, o primeiro do gênero no Brasil, que preserva preciosos manuscritos musicais desde o período colonial. Atualmente, Mariana conta com o maior número de bandas em atividade de Minas Gerais, ao todo, são onze, das quais nove possuem mais de um século de história. 

As bandas marianenses não apenas animam os eventos festivos e procissões da cidade, mas também mantêm vivas as raízes culturais e a socialização nas comunidades locais. No “Noites Mariana’s no Palácio”, além de se apresentarem para um público mais amplo, os músicos terão a oportunidade de conhecer a história do Palácio da Liberdade e seus ilustres ocupantes, em uma rica troca cultural entre o passado e o presente de Minas Gerais. 

O evento promete uma experiência emocionante e autêntica para toda a família, celebrando o orgulho e a tradição de Mariana, cidade que já foi a primeira capital mineira e que, ainda hoje, continua a influenciar a cultura do estado.