O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu um alerta amarelo de “perigo potencial” para tempestades em várias regiões do país. A previsão indica possibilidade de chuvas de até 50 milímetros e ventos intensos, de 40 a 60 quilômetros por hora, em estados das regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.
A área em alerta se estende do sul da Amazônia e totalidade do Acre até o interior de São Paulo, próximo à divisa com Minas Gerais. Inclui grande parte de Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul, o Distrito Federal e quase todo o estado de Minas Gerais, com exceção da faixa próxima à Bahia.
Apesar do volume de chuva e da força dos ventos, o Inmet considera o risco de apagões, quedas de árvores, alagamentos e descargas elétricas como “baixo”. Contudo, o instituto alerta que a situação pode ser reavaliada a qualquer momento.
Nas últimas semanas, o Sudeste, especialmente São Paulo e Minas Gerais, já sofreu com tempestades que causaram sérios transtornos. Em São Paulo, pelo menos seis pessoas perderam a vida devido aos temporais, que também deixaram 3,1 milhões de residências sem luz na região metropolitana. A concessionária Enel, responsável pelo fornecimento, está sendo investigada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) pela interrupção no serviço.
A capital paulista, segundo o Climatempo, deve registrar chuva fraca nesta terça-feira, mas a população permanece em alerta para eventuais mudanças climáticas.