Pular para o conteúdo

UFOP abre 325 vagas para cursos presenciais de graduação com início em novembro 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

EDUCAÇÃO. Inscrições acontecem de 16 a 21 de outubro; candidatos precisam ter realizado o Enem desde 2009 e não podem estar matriculados na universidade.

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) publicou edital com 325 vagas para cursos de graduação presenciais, com início das aulas previsto para novembro de 2024. As inscrições estarão abertas de 16 a 21 de outubro, e os candidatos devem cumprir requisitos específicos, como não estarem matriculados em nenhum curso da instituição e terem participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) desde 2009. O edital representa uma oportunidade para quem busca ingressar no ensino superior público com a tradição acadêmica da UFOP. 

 Os interessados precisam atender duas condições essenciais para se inscreverem no processo seletivo. A primeira é que os candidatos não podem estar vinculados a nenhum curso de graduação da UFOP, ou seja, não podem ter matrícula ativa, trancada, afastamento ou estar participando de mobilidade acadêmica. A segunda condição é ter realizado as provas do Enem em qualquer uma das edições do exame aplicadas desde 2009. Além disso, é necessário não ter zerado em nenhuma das provas, incluindo a redação. 

No momento da inscrição, os candidatos devem informar seu número de CPF e autorizar a UFOP a acessar suas notas junto ao INEP. A partir dessa autorização, a universidade poderá consultar os desempenhos no Enem dos candidatos para fins de classificação. 

 A classificação será realizada com base na média simples das notas obtidas pelos candidatos no Enem. A seleção será organizada por curso e modalidade de concorrência, sendo que a média utilizada será a maior média simples que o candidato tiver obtido ao longo das edições do Enem em que participou desde 2009. 

O processo seletivo considera, ainda, aspectos do perfil socioeconômico dos candidatos, solicitando informações como a rede de ensino na qual concluíram o ensino médio (pública ou privada), a renda familiar, e dados como cor/raça, etnia e deficiência. Esses dados são utilizados para assegurar o cumprimento da Lei nº 12.711/2012, conhecida como Lei de Cotas.  

Os candidatos que cursaram o ensino médio integralmente em escolas públicas poderão optar pelas vagas reservadas por meio da Lei de Cotas. Nessa modalidade, eles ainda poderão indicar se desejam ser classificados em todas as modalidades de concorrência compatíveis com seu perfil socioeconômico, além de concorrer pela ampla concorrência. 

A Lei de Cotas destina um percentual das vagas para alunos oriundos de escolas públicas, considerando critérios adicionais como a renda familiar e a autodeclaração de pertencimento a grupos raciais historicamente sub-representados, como negros, pardos e indígenas.  

A abertura das vagas para cursos de graduação presenciais pela UFOP oferece uma nova chance para aqueles que desejam ingressar no ensino superior público e de qualidade, especialmente para os que já prestaram o Enem em anos anteriores e ainda não conseguiram uma vaga. Com um histórico de excelência acadêmica e pesquisa, a UFOP atrai estudantes de todo o Brasil. 

O início das aulas em novembro de 2024 proporciona uma preparação diferenciada, permitindo aos novos alunos uma imersão completa nos cursos oferecidos pela universidade.  

Para obter mais informações sobre o processo seletivo, a lista completa de cursos disponíveis e o número de vagas oferecidas em cada um deles, os interessados podem acessar o edital completo aqui. Além disso, é possível entrar em contato diretamente com a Assessoria de Comunicação Institucional da UFOP para esclarecer dúvidas sobre o processo de inscrição e a seleção. 

Contato: 

Assessoria de Comunicação Institucional – UFOP 

Telefone: (31) 3559-1222 (Ramal 1222) 

E-mail: aci@ufop.br