O projeto Sextas Abertas, promovido pela Fundação de Arte de Ouro Preto (FAOP), está em sua quinta edição de 2024 e acontece no dia 25 de outubro. O evento multicultural oferece ao público uma rica programação gratuita de atividades culturais e artísticas, voltada para todas as idades. Durante o dia, moradores e visitantes terão à disposição oficinas, apresentações teatrais e musicais, além da tradicional feira de arte, artesanato e gastronomia na Praça Antônio Dias.
A programação começa às 8h30 com uma oficina de pintura para alunos da Escola Municipal Alfredo Baêta, na praça, e se estende até a noite, com uma série de atividades no casarão histórico que abriga o Núcleo de Arte e Ofícios da FAOP. Lá, das 9h às 13h, serão realizadas oficinas de poesia marginal, modelagem, bordado artístico e um laboratório performático. À tarde, o evento traz uma oficina de culinária sobre práticas alimentares da Amazônia, ao som de músicas regionais, além de workshops de audiovisual, hip hop e mídias musicais.
Na Praça Antônio Dias, o público poderá conferir apresentações teatrais infantojuvenis e, ao cair da noite, a feirinha será embalada por apresentações musicais da DJ Viviane Barcellos, o Coletivo Vila Pobre e a banda de pop rock Cravelha. Além disso, haverá uma mostra de vídeos produzidos por estudantes da FAOP, fechando o evento com uma experiência audiovisual.
O projeto Sextas Abertas tem sido um grande sucesso em 2024, alcançando aproximadamente 4.100 pessoas em suas quatro primeiras edições. Desde 2016, o evento tem se consolidado como uma importante plataforma de conexão entre a comunidade e a cultura local, oferecendo atividades que envolvem desde oficinas artísticas até rodas de conversa e apresentações culturais. Com patrocínio da Cemig e apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, a iniciativa é uma oportunidade para artesãos, artistas e expositores locais mostrarem seu trabalho ao público.
Ao longo do ano, o Sextas Abertas tem inovado em suas edições, como no mês do Patrimônio, quando a programação incluiu uma visita guiada à Mina do Bijoca e apresentações culturais ligadas à história de Ouro Preto. Para Maria Luísa Sousa, moradora da cidade, foi marcante a oportunidade de assistir a uma peça teatral ao ar livre que fazia referência às histórias africanas. “Vim especialmente para ver o espetáculo e fiquei encantada com a qualidade da peça e o ambiente aberto a toda a população”, afirmou após assistir a “Griô: Tambores, Princesas e Baobás”, apresentada em abril.
A sexta e última edição do ano do Sextas Abertas já está marcada para o dia 22 de novembro, e as inscrições para participação de artistas, agentes culturais e artesãos seguem abertas. As informações e registros sobre o evento podem ser acompanhados na página oficial do projeto no Instagram: @sextasabertas.
Serviço:
Projeto Sextas Abertas
Data: 25/10/2024, das 8h30 às 23h
Locais: Praça Antônio Dias e Núcleo de Arte e Ofícios da FAOP.