Pular para o conteúdo

Camargos será o primeiro distrito de Mariana a ter 100% de esgoto tratado até 2025 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

AÇÃO. Iniciativa da Samarco em parceria com a startup Lia Marinha traz inovação ao saneamento básico com o uso de plantas nativas para tratamento de efluentes em Camargos, distrito de Mariana.

O distrito de Camargos, em Mariana (MG), está prestes a se tornar o primeiro da cidade a ter 100% de cobertura em saneamento básico, com previsão de conclusão até 2025. O projeto é resultado de uma parceria entre a mineradora Samarco, a startup Lia Marinha e a comunidade local, através do Mining Hub. Em abril de 2024, as primeiras Estações de Tratamento Natural de Efluentes (ETNs) foram instaladas em 18 residências, atendendo a cerca de 30% das moradias do distrito. Com resultados positivos, a iniciativa está sendo ampliada para alcançar todas as casas da comunidade. 

Com um investimento de R$ 2 milhões, a Samarco se compromete a melhorar a qualidade de vida dos moradores de Camargos, garantindo não apenas o tratamento adequado de esgoto, mas também a preservação dos recursos hídricos da região. “O saneamento básico é fundamental para o desenvolvimento saudável de uma comunidade”, afirma Guilherme Louzada, especialista em Relações Socioinstitucionais da Samarco. Segundo ele, o projeto surgiu após escutas ativas com os moradores, que expressaram a necessidade de soluções para o tratamento de esgoto. 

A tecnologia utilizada nas ETNs se baseia na fitorremediação, um processo natural que utiliza plantas nativas para filtrar e remover contaminantes orgânicos e inorgânicos presentes no esgoto, sem a necessidade de produtos químicos ou uso de energia elétrica. O sistema descentralizado foi projetado para ser instalado próximo às residências, o que evita gastos elevados com grandes tubulações e reduz a necessidade de manutenção de uma estação centralizada. 

Para Élcio Cruz Homem, morador e piscicultor, os benefícios são visíveis. “Eu crio peixes em bio poços e o sistema de tratamento trouxe não apenas melhorias para a saúde da minha família, mas também para a qualidade dos meus produtos”, comemora. 

Além dos moradores, os turistas que frequentam as cachoeiras e os atrativos naturais de Camargos também serão beneficiados pela água limpa nos cursos d’água da região. Com a finalização do projeto em 2025, Camargos será um exemplo de inovação em saneamento básico, refletindo o compromisso da Samarco com o desenvolvimento socioeconômico das comunidades vizinhas.