Na última quarta-feira (09), o Jornal Ponto Final recebeu o prefeito eleito de Mariana, Juliano Duarte, para uma entrevista em podcast, disponível no YouTube. Durante a conversa, Juliano falou sobre suas principais propostas de gestão, o comprometimento dos servidores públicos e apresentou alguns de seus projetos para o município.
Logo no início, ele foi questionado sobre o estado de abandono do Terminal Turístico de Mariana. Juliano garantiu que, em sua gestão, o terminal, atualmente desativado, será revitalizado e utilizado para promover o turismo local. Entre as propostas, está a instalação de serviços públicos no local como uma forma de recuperar a área e impulsionar o turismo.
Sobre as queimadas, um problema recorrente na cidade, Juliano afirmou que pretende criar aceiros em parceria com o Corpo de Bombeiros para prevenir a propagação do fogo. Ele ressaltou a importância de um planejamento eficaz, que permita ao Corpo de Bombeiros agir rapidamente diante de focos de incêndio. Quando o tema abordado foi o período das chuvas, o prefeito eleito expressou preocupação, especialmente com o bairro Monsenhor Rafael Coelho, no Barro Preto, uma área mais vulnerável a alagamentos. Ele afirmou que medidas emergenciais terão que ser tomadas, já que não houve ações prévias para mitigar os impactos.
Na área cultural, Juliano criticou o grande número de festas que fazem parte do calendário oficial do município, afirmando que o custo dessas celebrações acaba recaindo sobre os cidadãos. Ele pretende reduzir a quantidade de eventos e priorizar festas tradicionais e locais, preservando a identidade cultural de Mariana sem onerar os moradores.
Quanto à gestão dos servidores públicos, Juliano foi questionado sobre o controle de ponto. Ele afirmou que todos os funcionários de sua administração deverão registrar o ponto, destacando que deseja profissionais sérios e comprometidos. “Eu quero pessoas sérias e competentes, porque eu quero fazer um governo diferente para Mariana. Eu quero fazer um governo que as pessoas vão lembrar”, declarou.
Outro tema abordado foi a segurança pública. Juliano se comprometeu a discutir a falta de segurança na cidade e mencionou que cobrará ações mais efetivas da Polícia Militar, Polícia Civil e Guarda Municipal para tornar Mariana mais segura.
Por fim, Juliano foi enfático ao afirmar que não irá “lotear” cargos na prefeitura para ninguém. “Se tiver [alguma negociação], afirmo com toda certeza que essa pessoa não vai trabalhar no meu governo. E, se tiver que comprar briga com vereador, eu compro com o maior prazer, porque fui eleito pelo povo”, afirmou. Ele também destacou que os vereadores não terão ingerência nas secretarias durante sua administração e que o sistema de governança será igual para todos.
Para conferir a entrevista completa, acesse o podcast no YouTube: https://www.youtube.com/live/wu8xH61sdT8?si=Rs9kzLXZLaKSu_D9