Pular para o conteúdo

UFOP recebe encontro regional da Olimpíada Brasileira de Matemática 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

EVENTO. UFOP vai reunir 150 alunos de escolas públicas de 55 municípios mineiros para atividades educacionais e integração.

A Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) será o palco, no próximo dia 5 de outubro, de mais uma edição do Encontro Regional do Programa de Iniciação Científica da Olimpíada Brasileira de Matemática (PIC OBMEP). O evento, organizado pela Coordenação Regional MG10, que representa a OBMEP em Minas Gerais, promete ser um importante momento de troca de conhecimentos, convivência acadêmica e incentivo ao estudo da matemática. 

Com a expectativa de receber cerca de 150 alunos de escolas públicas premiados na última edição da OBMEP, o encontro reunirá medalhistas de 55 municípios do estado no Instituto de Ciências Exatas e Biológicas (ICEB) da UFOP. A programação do dia inclui uma série de atividades pedagógicas e lúdicas, como oficinas de origami, cubo mágico e coordenadas polares. Além disso, será oferecida uma palestra com o tema “Cotas para Quem?”, abordando questões sobre o ingresso em universidades públicas. 

As atividades serão coordenadas por professores e alunos do Departamento de Matemática (Demat), com o apoio de bolsistas e ex-bolsistas do projeto Olimpíada de Matemática na UFOP, e também da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). De acordo com Wenderson Marques Ferreira, professor do Demat e coordenador do PIC-MG10, o evento é uma oportunidade única para os estudantes, que poderão vivenciar um ambiente acadêmico e participar de minicursos, palestras e gincanas. “Muitos dos alunos estudam em turmas online, e o encontro presencial é uma chance de integração com colegas e professores. Para muitos, é a primeira vez visitando um campus universitário”, destaca o professor. 

Outro ponto importante do encontro é a possibilidade de apresentar a UFOP aos alunos e incentivá-los a considerar o ensino superior como uma meta. O projeto “Cotas Para Quem?” busca justamente esclarecer como os estudantes de escolas públicas podem ingressar em universidades federais, ampliando seus horizontes e reforçando a importância da continuidade nos estudos.