Pular para o conteúdo

Leishmaniose, doença que acomete cães e gatos através do mosquito-palha 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

CUIDADO. Os locais úmidos, com pouca luz e presença de matéria orgânica são seus locais favoritos para a reprodução.

A doença Leishmaniose é conhecida como é um dos grandes desafios em saúde pública no Brasil atualmente. A doença é transmitida pelo flebótomo, de nome popular mosquito-palha. O inseto se alimenta de sangue e pode estar infectado com o protozoário Leishmania chagasi, que é transmitido para cães e seres humanos através da picada realizada para se alimentar. 

“Uma vez infectado com o protozoário, o animal não pode mais ser curado, apenas tratado. Mesmo sendo tratado, ele segue sendo reservatório da doença, tornando-se uma fonte importante na cadeia de transmissão da enfermidade”, explica o médico-veterinário Jaime Dias, gerente técnico e de marketing de animais de companhia da Vetoquinol Saúde Animal. 

Com cerca de 2 a 3 milímetros de tamanho, sua coloração amarelada ou palha torna a identificação um desafio. Os locais úmidos, com pouca luz e presença de matéria orgânica são seus locais favoritos para a reprodução. Enquanto os machos não se alimentam de sangue humano, as fêmeas necessitam dele para realizar a maturação dos ovos. O entardecer e o anoitecer são os momentos de maior atividade. 

Alguns vetores da doença são:  

. Enfermidade é incurável em cães infectados 

. Leishmaniose mata 30 mil pessoas no mundo anualmente 

. Encoleiramento é a melhor opção de proteção para cães