Pular para o conteúdo

Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC) ameaça real à saúde dos cães 

WhatsApp
Telegram
Facebook
Twitter
Email

DOENÇA. Evolução do quadro leva ao edema pulmonar e a qualidade de vida é afetada de forma significativa.

O acompanhamento regular da saúde dos cães pelo médico-veterinário pode ser crucial para salvar suas vidas. Doenças cardíacas, em especial a Insuficiência Cardíaca Congestiva (ICC), surgem de maneira silenciosa e podem ser fatais se não diagnosticadas e tratadas a tempo. “Problemas no coração sempre são graves, e sem o acompanhamento adequado, o risco para a vida do cão é elevado”, alerta Jaime Dias, médico-veterinário da Vetoquinol Saúde Animal. 

A ICC ocorre quando o coração do animal não consegue bombear sangue suficiente para o corpo, o que pode resultar em tosse, acúmulo de líquido nos pulmões, arritmias, perda de apetite e até falência renal e hepática. O quadro é mais comum em cães idosos, mas pode afetar animais de todas as idades, especialmente em casos de problemas cardíacos congênitos. 

Segundo Jaime Dias, a torasemida tem se mostrado eficaz no tratamento de sintomas da ICC, sendo até 20 vezes mais potente que a furosemida tradicional. “UpCard, à base de torasemida, é uma solução eficaz e de fácil administração para tratar a ICC, mas sua prescrição deve sempre ser feita por um veterinário”, reforça o especialista.