Estado destaca-se com incremento de 9,3% no setor no acumulado do ano e sustenta aquecimento em todas as comparações, mesmo com tendência de acomodação.
Minas Gerais se consolida como um dos principais destinos turísticos do Brasil, registrando crescimento contínuo em 2024. De acordo com uma análise da Fecomércio MG, com base na Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) do IBGE, o turismo no estado apresentou incremento de 2,1% em julho, em comparação com o mês anterior. No acumulado do ano, o estado lidera o crescimento turístico nacional com um aumento de 9,3% e 10,5% nos últimos 12 meses, sendo o único estado do Sudeste a registrar desempenho positivo em todas as frentes analisadas.
Segundo Gabriela Martins, economista da Fecomércio MG, diversos fatores sustentam o aquecimento do setor. “Julho é um mês de férias escolares, e o que motiva muitas famílias a viajarem, além disso o inverno em Minas Gerais é conhecido por ter um clima ameno e agradável, ideal para passeios ao ar livre e visitas a cidades históricas e atividades de ecoturismo.” afirma Martins.
Entretanto, a análise aponta para uma desaceleração no ritmo de crescimento em comparação aos anos anteriores, reflexo de uma tendência de acomodação no cenário pós-pandemia. Apesar disso, Minas Gerais mantém uma posição de destaque, ocupando o terceiro lugar no peso da atividade turística na economia brasileira, com participação de 8,12%, atrás de São Paulo e Rio de Janeiro.