No último dia 20, a Câmara Municipal de Mariana realizou a entrega da Menção Honrosa Doutor Gomes Freire de Andrade, conhecida como “Marianense Ausente”. A cerimônia, que ocorre anualmente, reconheceu o sucesso de treze marianenses que, mesmo longe da cidade natal, levam o nome de Mariana pelo Brasil e destacam-se em suas trajetórias profissionais e pessoais.
Nesta edição de 2024, os homenageados foram Cristiana Xavier Gomes, Cristiano Alves Badaro, Douglas Martins, Dreisse Drielle Ferreira Paulo, Eduardo Assunção Estevão, Elizabeth Oliveira, Geraldo Luzia Bento, Isabella Cristina de Almeida Ferreira, Júnia Paula Gomes de Almeida, Padre Magno Raimundo Murta, Rodnei Leandro Vieira, Stephane Regina de Oliveira, e Wellington Richard Carneiro Alves.
Entre os homenageados, Wellington Richard Carneiro Alves, 49, vive atualmente em Búzios, no Rio de Janeiro, onde comanda uma pousada. “é um jeito diferente de tratar as pessoas. Aqui a gente recebe bem, bate um papo bom, aí levo pra lá esse carinho marianense para receber meus hóspedes”, disse Alves, que cresceu no bairro Chácara em Mariana.
Isabella Cristina de Almeida Ferreira, 37, jornalista e especialista em comunicação corporativa, compartilhou seu sentimento de saudade do clima acolhedor da cidade natal. “Sinto falta desse clima acolhedor onde todo mundo parece família. Ainda mais Mariana, essa cidade histórica com construções lindas, é um clima muito gostoso”, afirmou.
Dreisse Drielle Ferreira Paulo, 30, jornalista e consultora de comunicação digital, foi a oradora da noite. Ela destacou a importância de manter viva a conexão com as raízes marianenses. “Hoje, retornamos a ela, não apenas como cidadãos, mas como filhos que mesmo vivendo distante, jamais perderam a ligação com suas origens”, discursou.
A Menção Honrosa Doutor Gomes Freire de Andrade é uma forma de reconhecer e agradecer aos filhos de Mariana que, mesmo longe, continuam a engrandecer a primeira cidade de Minas Gerais, mostrando suas qualidades e valores por onde passam.