Pular para o conteúdo

Setembro Verde: Conscientização para doação de órgãos 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

DOAÇÃO. Os órgãos mais doados no Brasil são: rins, pulmão, pâncreas, fígado e coração.

Nesse mês de setembro, inicia-se a campanha do Setembro Verde, que visa conscientizar a população sobre a importância na doação de órgãos. Entre os meses de janeiro e julho desse ano, foram realizados 14.352 transplantes pelo SUS em todo país, esse número já é maior do que ano passado, quando foi registrado 13,9 mil durante o mesmo período. Os órgãos doados foram, rins, pâncreas, fígado, coração e pulmão. 

O Sistema Nacional de Transplantes (SNT) é um dos maiores programas públicos do mundo, ele é responsável pelo monitoramento e regularização dos órgãos e transplantes realizados no Brasil. A coordenadora-geral do SNT. Patrícia Freire, diz que o processo de doação-transplantes é complexo e precisão de mais ações que contemplem a diversidade e heterogeneidade no Brasil.  “Novos projetos estão em andamento para contemplar essa complexidade e fazer com que nos próximos dois anos o Brasil possa continuar se destacando no cenário mundial de transplantes”, afirma. 

No ano de 2023, foram repassados mais de 1,3 bilhão para o custeio de doações e transplantes do SUS, financiados pelo Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC), Recentemente, o Programa Nacional de Atenção Integral às Pessoas com Falência Intestinal foi instituído por meio da Portaria GM/MS Nº 5.051, de 13 de agosto de 2024. O foco disso é estabelecer diretrizes para a organização da linha de cuidado à pessoa com falência intestinal, no âmbito do SUS, de forma integral e intersetorial.