Pular para o conteúdo

Lei reconhece AMARBANDAS como utilidade pública municipal

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

CULTURA. A associação reúne 11 bandas, sendo três delas localizadas na sede do município e oito nos distritos.

No dia 10 de setembro de 2024, o município de Mariana deu um importante passo para o fortalecimento da cultura local. Com a sanção da Lei Nº 3.807, a Associação Marianense de Bandas (AMARBANDAS) foi oficialmente declarada de utilidade pública municipal. A medida foi assinada pelo prefeito Celso Cota Neto e garante à AMARBANDAS um reconhecimento que reforça sua importância no cenário cultural e musical da região. 

  Fundada em 4 de novembro de 2015, a AMARBANDAS é uma instituição civil sem fins lucrativos, com sede na Praça Capitão A. Vieira, em Passagem de Mariana. A associação reúne 11 bandas, sendo três delas localizadas na sede do município e oito nos distritos. Das bandas associadas, nove são centenárias, destacando-se a Sociedade Musical São Caetano de Monsenhor Horta, com 182 anos de história, a quarta banda mais antiga do Brasil, terceira em Minas Gerais e a mais longeva da região dos Inconfidentes. 

  A missão da AMARBANDAS vai além da preservação da memória musical. A associação atua na defesa dos interesses das bandas filiadas, promovendo o desenvolvimento intelectual, moral, cívico e cultural, além de preservar e divulgar a cultura musical e o legado dos compositores marianenses em todo o território nacional. 

  Com o novo status de utilidade pública municipal, a AMARBANDAS espera obter maior apoio e recursos para continuar seu trabalho de valorização e promoção da rica tradição musical de Mariana. A lei entra em vigor imediatamente após sua publicação, marcando uma nova fase para a associação e para as bandas que preservam a identidade cultural da região.