A partir de agora, transferir infrações de trânsito para o condutor responsável ficou mais rápido e simples em Minas Gerais. O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Planejamento e Gestão (Seplag-MG), lançou uma nova funcionalidade na Carteira Digital de Trânsito (CDT), que permite realizar todo o processo de forma completamente online.
Anteriormente, a transferência de pontos por infração exigia que o proprietário do veículo enviasse a documentação pelos Correios ou comparecesse pessoalmente a uma unidade de atendimento. Com a nova funcionalidade da CDT, esse procedimento pode ser realizado diretamente pelo aplicativo, sem burocracia e de qualquer lugar.
Desde a implementação da funcionalidade em novembro de 2023, a adesão tem crescido. Em 2023, das 13.430 indicações de infratores recebidas pela Coordenadoria Estadual de Gestão de Trânsito (CET-MG), 409 foram realizadas pelo aplicativo. Em 2024, até maio, 1.384 das 8.760 solicitações foram realizadas pela CDT.
Para usar o serviço, o proprietário do veículo e o condutor infrator devem ter um selo prata ou ouro na conta gov.br. O proprietário acessa o aplicativo, preenche as informações do condutor e este, por sua vez, confirma a responsabilidade pela infração. Todo o processo deve ser concluído em até 30 dias após a notificação da infração.
A nova funcionalidade não só economiza tempo e deslocamento, como também oferece uma alternativa mais ágil comparada às opções tradicionais, que incluem o comparecimento presencial ou o envio de documentos pelos Correios.
Com a digitalização e modernização dos serviços, Minas Gerais continua a melhorar a experiência do cidadão, trazendo mais eficiência e praticidade para o trânsito estadual.