O 52º Batalhão de Polícia Militar (BPM) de Minas Gerais, em alinhamento com a campanha Agosto Lilás 2024, lançou na última quinta-feira, a operação ‘SHAMAR’. A iniciativa, cujo nome em hebraico significa ‘cuidar, guardar, proteger, vigiar, zelar’, tem como objetivo intensificar as ações de preservação e combate à violência doméstica e familiar contra as mulheres.
A cerimônia de lançamento ocorreu na Praça Tiradentes, em Ouro Preto, e a operação será estendida para as cidades de Mariana, Itabirito e Diogo Vasconcelos. Durante todo o mês de agosto, a campanha Agosto Lilás 2024 visa reforçar as ações e programas destinados a enfrentar e prevenir a violência doméstica, assim como os crimes de feminicídio.
A lei Maria da Penha, sancionada em 7 de agosto de 2006, completa 18 anos neste mês. A legislação foi criada para amparar mulheres vítimas de violência, seja ela física, psicológica ou moral. Em prol desta data, a PMMG está movimentando a
cidade para conscientizar sobre todas as formas de violência contra as mulheres e incentivar as denúncias desses crimes.
A operação ‘SHAMAR’ é uma das várias iniciativas da PMMG que visa criar um ambiente mais seguro para as mulheres de Minas Gerais, reafirmando um compromisso com a segurança e bem-estar da cidade. Para denunciar qualquer ação de violência contra a mulher, a população pode ligar para os números 190, 181 ou 180. As denúncias podem ser feitas de forma anônima.