Na última segunda-feira (22), o presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais (TRE-MG), desembargador Ramom Tácio, assinou um acordo de cooperação técnica com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). A Cemig foi representada por seu diretor-presidente, Reynaldo Passanezi Filho.
O convênio entre TRE-MG e Cemig tem como principais objetivos:
- Garantia do Fornecimento de Energia: Assegurar que todos os locais de votação e prédios da Justiça Eleitoral em Minas Gerais, na área de concessão da Cemig, tenham fornecimento de energia elétrica no dia da votação.
- Planos de Contingência: Desenvolver planos de contingência para solucionar rapidamente eventuais problemas na rede elétrica que possam afetar os locais de votação, apuração e totalização dos resultados.
- Inspeção Preventiva: Realizar inspeções preventivas nas sedes de transmissão de dados do TRE-MG.
- Equipes de Suporte: Disponibilizar equipes e recursos de comunicação e informática para acompanhar e tratar os protocolos referentes à falta de energia elétrica nos 1º e 2º turnos das eleições.
- Canal de Atendimento Exclusivo: Criar um canal de atendimento exclusivo para que os servidores da Justiça Eleitoral possam acionar a Cemig em caso de falta de energia nos dias de votação.
Durante a cerimônia de assinatura, o presidente do TRE-MG destacou a importância da parceria com a Cemig para garantir o andamento tranquilo das eleições e o trabalho da Justiça Eleitoral em todo o estado. “A Cemig sempre foi grande parceira da Justiça Eleitoral. Estamos fazendo um trabalho para deixar o eleitor em posição de destaque. Porque ele é o personagem principal da eleição e nós temos que garantir a ele a possibilidade de chegar ao local de votação e registrar seu voto. E a atuação da Cemig é fundamental para garantir o exercício do voto com segurança e tranquilidade”, afirmou o desembargador Ramom Tácio.
O diretor-presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho, também destacou a importância do convênio. “Para nós, é uma honra estar servindo à democracia e apoiando o TRE-MG. Todo o nosso aparato é no sentido de garantir fornecimento de energia para todos os locais de votação, apuração e transmissão dos resultados. Como cidadão e como responsável pela empresa, é motivo de orgulho estar presente num momento tão importante para a democracia brasileira”, disse Reynaldo.
A cerimônia de assinatura do termo de cooperação contou com a presença de várias autoridades e representantes de ambas as instituições. Pelo TRE-MG, participaram o vice-presidente e corregedor do TRE, desembargador Júlio Lorens; a diretora-geral do TRE, Sandra Freire; o titular da Secretaria de Gestão Administrativa, Rodolfo Pacheco; a Secretária de Gestão de Serviços em substituição, Ana Paula Fidélis; e o servidor da SGS Bruno dos Reis Corrêa. Representando a Cemig, estiveram presentes a Superintendente de Relacionamento com Clientes, Luciene Silva Rezende; a Gerente de Relacionamento com o Poder Público Municipal, Pollyana Gerusa de Faria; o Superintendente de Distribuição, Denis Mollica; e a chefe de gabinete da Presidência da Cemig, Carolina Abreu.
Com este acordo, a Justiça Eleitoral de Minas Gerais e a Cemig reforçam seu compromisso com a realização de eleições seguras e eficientes, garantindo que todos os eleitores possam exercer seu direito ao voto com tranquilidade e segurança.