A influenciadora Marina Mamede, de 34 anos, faleceu na última sexta-feira (5), no bairro Nossa Senhora do Rosário, em Ouro Preto, Região Central de Minas Gerais. Marina deixa três filhos e ficou conhecida durante as eleições de 2022, ao defender pautas de esquerda nas redes sociais. Até o momento, a causa da morte não foi oficialmente divulgada.
Marina Mamede também presidia o Conselho Municipal de Segurança Alimentar Nutricional Sustentável (Conseas-OP) em Ouro Preto. Durante as eleições, ela viralizou nas redes sociais com um vídeo onde dizia ser uma bolsonarista arrependida e que havia desistido de votar no ex-presidente após descobrir que ele era maçom. No vídeo, ela declarou que “Lula era um verdadeiro cristão”.
A morte de Marina gerou grande repercussão nas redes sociais. O Deputado Federal André Janones (Avante-MG) lamentou o falecimento da influenciadora. “Moça linda, inteligente, que eu não conhecia. Acompanhei sua luta pela democracia durante as eleições, e algumas vezes em suas postagens ficava explícita a dor da perseguição que sofria. Que tristeza uma ida tão precoce! Muita luz e todas as boas energias recebendo Marina Mamede”, escreveu.
A Polícia Civil de Minas Gerais informou que o corpo de Marina foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) e que a perícia iniciou as investigações do caso. “O corpo da vítima, de 34 anos, foi encaminhado ao Posto Médico-legal para ser submetido a exames. A PCMG esclarece que a perícia oficial esteve no local realizando os levantamentos necessários à investigação. Tão logo seja possível, outras informações serão divulgadas”, disse a Polícia Civil em nota.
Recentemente, Marina também havia denunciado agressões verbais e físicas em seu ambiente de trabalho na Prefeitura de Ouro Preto. Em uma postagem no Twitter, a influenciadora apresentou fotos de hematomas e alegou ter sido alvo de agressões pelo Procurador Geral de Ouro Preto, Diogo Ribeiro dos Santos, e sua esposa. A Prefeitura de Ouro Preto, em nota, afirmou que um Processo Administrativo Disciplinar será aberto para investigar os fatos e aplicar medidas aos envolvidos.
A comunidade de Ouro Preto e os seguidores de Marina Mamede lamentaram a perda de uma voz ativa na luta por direitos e justiça social. A morte da influenciadora é sentida por todos que acompanham sua trajetória e compromisso com causas sociais.