A Cemig, Companhia Energética de Minas Gerais, possui a maior rede de distribuição elétrica da América Latina, com mais de 540 mil quilômetros de extensão – o equivalente a 13 voltas ao redor do planeta Terra. Para monitorar essa vasta rede, a empresa tem investido significativamente na utilização de drones, que se tornaram ferramentas essenciais para a inspeção das linhas e redes em sua área de concessão.
Os drones da Cemig são operados por especialistas uniformizados e com crachás de identificação. Os veículos utilizados pelas equipes são plotados com a logomarca da Cemig ou indicam que estão a serviço da companhia, no caso de empresas parceiras. Essas inspeções são realizadas durante o dia, com drones sendo utilizados exclusivamente para monitoramento das linhas e redes elétricas, conforme explica o engenheiro do Sistema Elétrico de Distribuição da Cemig, Fernando César Gomes. “Empresas a serviço da Cemig não estão autorizadas a utilizar drones à noite”, ressalta.
A tecnologia dos drones tem facilitado a manutenção dos ativos da Cemig, permitindo a localização e o reparo de defeitos em áreas de difícil acesso e visibilidade, como zonas rurais e aglomerados urbanos. Desde janeiro de 2023, a Cemig já inspecionou mais de 130 mil quilômetros de linhas de média tensão em Minas Gerais, destacando a importância desse equipamento para a eficiência operacional da companhia.
Os drones utilizados pela Cemig possuem autonomia supervisionada de plano de voo, empregando visão computacional, GPS e sensores embarcados. Além disso, são equipados com câmeras térmicas que, através de processamento digital de imagens, detectam anomalias nos ativos. “É uma tecnologia que tem se mostrado essencial para auxiliar nas inspeções visuais, oferecendo uma visão detalhada da parte superior da rede e dos postes, revelando defeitos que seriam impossíveis de serem observados a olho nu”, afirma Fernando César Gomes.
Os drones proporcionam uma visão ampla e privilegiada da fiação, tornando as inspeções mais efetivas e seguras. Esta tecnologia permite identificar problemas potenciais antes que se tornem falhas críticas, melhorando a confiabilidade do sistema elétrico e minimizando interrupções no fornecimento de energia.