Durante a Reunião Ordinária da Câmara de Mariana realizada nesta segunda-feira (24), duas importantes homenagens foram apresentadas: a Moção de Aplauso nº 03/2024 para o Guarda Civil Municipal Ricardino Francisco de Paula, e a Menção Honrosa nº 04/2024 para a Óptica Maria Clara.
Na sessão, o Vereador Manoel Douglas Soares Oliveira propôs a Moção de Aplauso ao Guarda Ricardino Francisco de Paula, que salvou uma criança de engasgamento no distrito de Monsenhor Horta. A ação heroica do Guarda Ricardino foi amplamente reconhecida, recebendo a assinatura de todos os vereadores presentes, evidenciando a gratidão e o respeito da comunidade marianense pelo serviço prestado.
Além disso, o vereador Fernando Sampaio de Castro apresentou a proposição de Menção Honrosa para a Óptica Maria Clara, celebrando os 50 anos de sucesso e dedicação ao setor ótico da empresa. Durante a homenagem, o Vereador Juliano Duarte destacou a importância da Óptica Maria Clara para a cidade e a trajetória da proprietária Maria Clara, que passou os ensinamentos e a gestão da empresa para sua filha Marcinha. Duarte ressaltou: “Maria Clara é uma pessoa muito querida em Mariana e são poucas empresas que vão chegar a essa marca de 50 anos de história, são 50 anos de trabalho, de história, de dedicação. Hoje, uma das pessoas que trabalham com a Maria Clara, é sua filha Marcinha que está seguindo os trabalhos da mãe, gerando emprego, renda e desenvolvimento na região dos Inconfidentes.”
O Vereador Fernando Sampaio também elogiou a trajetória da Óptica Maria Clara, afirmando: “Não é fácil chegar a meio século de vida, porque nesse meio tempo, passa por muitas turbulências. A Maria Clara passou o lema para a sua filha Marcinha. Então nós não podemos deixar de homenagear uma empresa marianense por 50 anos de existência.”
Essas homenagens refletem o reconhecimento da Câmara de Mariana aos cidadãos e empreendimentos que contribuem para o desenvolvimento e bem-estar da comunidade, reafirmando o compromisso de valorizar aqueles que se destacam pelo serviço prestado e pela longevidade de suas atividades.