O Vereador Ricardo de Miranda Tomaz apresentou na última reunião da Câmara de Mariana o Requerimento 54/2024, solicitando informações detalhadas ao controle interno e à Secretaria de Administração da Prefeitura de Mariana sobre a aplicação das leis relativas à efetivação de uma servidora pública como médica veterinária responsável técnica pelo manejo dos animais do Canil Municipal CAA.
Ricardo questionou quais foram as empresas ou pessoas responsáveis pela aplicação da Lei 3.384 de 2020, que culminou na efetivação da servidora em questão e solicitou explicações sobre a ausência dos documentos e laudos técnicos solicitados pelo Ofício do Gabinete nº 282/2024. Segundo o edil esses documentos não foram apresentados pela Secretaria de Saúde na reunião de 3 de junho, da Comissão de Proteção e Defesa dos Direitos dos Animais e questionou por que, apesar das diversas denúncias contra a servidora pública, incluindo registros na ouvidoria e investigações abertas, não foram seguidos os procedimentos estipulados pelo artigo 156 da Lei Complementar 05/2021.
Durante a última sessão, o vereador Ricardo destacou a longa batalha contra a forma de trabalho da servidora, que começou ainda na gestão do ex-secretário de saúde, Jonathan. Ricardo afirmou que há mais de 50 reclamações registradas na ouvidoria contra a profissional, além de boletins de ocorrência. Segundo ele, a troca de secretários, incluindo a passagem de Dr. Leandro e agora com Germano, atual Secretário de Saúde, não resultou em mudanças, e as respostas da secretaria continuam insatisfatórias. “Se ela desfaz comigo, que sou um vereador, imagina o que ela faz com os outros”, desabafou Ricardo, relatando suas próprias experiências negativas com a servidora. Ele enfatizou os problemas de convivência no canil e a dificuldade de trabalhar com a profissional.
Outro vereador, Juliano Duarte, corroborou as críticas, mencionando múltiplas reclamações relativas à prestação de serviços da servidora tanto para o município quanto no trato com os animais e protetores. Ele questionou a lógica de sua efetivação diante de um histórico profissional tão problemático.
Em resposta às preocupações levantadas o Vereador Ronaldo Bento convocou uma reunião com a servidora, o responsável pelo Canil e o secretário de saúde para a próxima segunda-feira (24), buscando esclarecimentos e soluções.
O jornal Ponto Final entrou em contato com a Prefeitura de Mariana através do Departamento de Comunicação para obter esclarecimentos sobre as questões levantadas no requerimento. Até o fechamento desta edição, não houve resposta por parte da administração municipal.