Pular para o conteúdo

Óptica Maria Clara completa 50 anos de história em Mariana 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Sempre presente na Praça da Sé, é a única loja do segmento a completar meio século.

Aberta na cidade de Mariana em 1974, a Óptica Maria Clara foi fundada pela Sr.ª Maria Clara Celestino Souza, de onde veio o nome de sua loja. Como ela e seu marido já tinham um estabelecimento na cidade de Ouro Preto, a empreendedora resolveu investir em Mariana também, tendo a Praça da Sé como local. Mesmo hoje não estando no mesmo espaço, a fachada da loja já faz parte do cotidiano e da paisagem da Primaz de Minas. 

Hoje Maria Clara permanece como dona da loja, mas tendo sua filha, Márcia M. C. de Souza Castro como sua sócia. Em entrevista, perguntei à proprietária qual o segredo de permanecer há tantos anos em atuação no mercado, e com muita simplicidade e carinho ela disse que o segredo é o prazer em atender o público. “O prazer em trabalhar no que gosta! Eu amo conversar com as pessoas, sorrir, vender…Então, para mim, o meu balcão é um prazer. Eu abro minhas portas com toda a alegria, com toda satisfação, sempre um dia após o outro”. 

Além disso, ela acrescentou que as dificuldades do dia a dia não causam abalo em sua constância e que até gosta dos contratempos. “Eu sou uma pessoa que quanto mais dificuldade, mais eu cresço, mais eu quero progredir…Eu conto os triunfos, os sucessos, então para mim, quanto mais difícil, melhor é”. Esse depoimento poderia muito bem ser só uma frase escrita em um post de internet sobre resiliência, mas não, é um depoimento da realidade vivida com muita força e foco em não se abater para permanecer executando o que ama. 

Não só de força Dona Maria Clara perpetuou seu empreendimento na cidade, mas também com conhecimento e qualificação. Ela fez curso técnico em Óptica e Optometria há 25 anos, quando não era comum as óticas terem responsável técnico, e poucas empresas procuravam essa qualificação, principalmente no interior. O curso de Óptica e Optometria é uma formação que habilita profissionais não médicos a cuidarem dos pacientes, conduzindo avaliações abrangentes da saúde ocular. Durante o curso, os estudantes aprendem a identificar uma série de condições, como mudanças na visão, campo visual, sensibilidade ao contraste e disfunções da acuidade visual, entre outras irregularidades. Além disso, o curso prepara os estudantes para prescrever e criar soluções ópticas que contribuem para a preservação da visão, como as lentes de contato e óculos. Também engloba atividades voltadas para otimizar a capacidade visual em casos de alterações que impactam seu funcionamento habitual. 

Atualmente, a Óptica Mariana Clara conta com 4 funcionários, tendo Márcia de Castro como sócio proprietária em conjunto com sua mãe. Perguntada como foi o processo de começar a gerir o empreendimento que cresceu junto, ela disse que, “eu fui professora dos cursos de administração e engenharia de produção por 15 anos. Na época tinha interesse apenas por docência, mas eu lecionava à noite e tinha um filho pequeno. Isso me fez pensar em mudar o trabalho. Minha mãe já pensava também em diminuir o ritmo e me convidou para ser sócia dela. Com a pandemia, ela e meu pai precisaram ficar em casa e eu assumi a gestão da empresa. Fizemos uma reforma, reestruturamos os processos, investimos em tecnologia e foco no cliente, e a empresa cresceu. Após os momentos delicados da pandemia, minha mãe voltou à ótica fazendo principalmente o que ela mais gosta: conversar com os clientes, amigos e atender o público.” Após assumir a gestão da empresa, apesar da formação em administração e economia, ela também ingressou em um curso técnico em Óptica, que foi uma importante qualificação para melhoria do nível de serviço da empresa.  

Por fim, D. Maria Clara expressou sua gratidão a Deus e a seus clientes e amigos, que contribuíram para tantos anos de história e sucesso. Parabéns a Óptica Maria Clara pela marca de 50 anos e pela perseverança de quem nunca desistiu de alcançar seus objetivos. Que venha mais 50 anos de sucesso e continuidade do exemplo de viver e gerir.