Pular para o conteúdo

Atletas marianenses são destaque na 2ª Etapa do Campeonato Mineiro de Taekwondo  

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Atualmente, Mariana conta com diversas academias espalhadas por toda a cidade, totalizando mais de 700 atletas praticando taekwondo.

No último final de semana, a cidade de Itabira sediou a 2ª Etapa do Campeonato Mineiro de Taekwondo, dando sequência a primeira fase do evento, que  ocorreu em João Monlevade. O Campeonato Mineiro, promovido pela Federação de Taekwondo do Estado de Minas Gerais (FTEMG) e chancelado pela Confederação Brasileira de Taekwondo (CBTKD), é o certame que determina a seleção estadual para competir no Ciclo Nacional no segundo semestre do ano. 

Mais uma vez, a cidade de Mariana foi representada pela Academia Leinho Taekwondo, conquistando excelentes resultados: primeiro lugar Heitor Estevão e Bernardo Vilas Boas; segundo lugar,  Otávio Henrique de Oliveira e Bento Brandão; terceiro lugar Lavínia Estêvão e Luís Antônio. 

Talvez, o maior destaque de todos é o Bento Brandão, com apenas 3 anos de idade recém completados e medalha de prata em seu primeiro campeonato de Taekwondo. Em entrevista com os pais do “mini-atleta”, Douglas e Emily Brandão, eles ressaltaram a educação baseada no esporte que tentam repassar ao filho, que pratica atividade físicas desde seus 1 ano e 6 meses de idade. “O que importa mesmo é ficar longe das telas, vivenciar um mundo diferente. Um mundo de muitas amizades e muitas novidades. É muito difícil descrever sendo pais do Bento, mas quem conhece ele sabe que é bem diferente…Ele pratica esporte desde os 1 ano e 6 meses, e já participou de 12 campeonatos de diversos esportes. Uma forma divertida que encontramos de criar o Bento”. 

Eles declaram ainda que o esporte favorito do filho é a bike de equilíbrio, sendo o atual campeão brasileiro na categoria. Porém, como não encontraram crianças de sua idade que praticavam a atividade em Mariana, foram até a academia do mestre Leinho e matricularam o filho, iniciando com apenas 2 anos e 7 meses de idade. Três meses após, veio o primeiro retorno, a medalha de prata no peito. 

O Mestre Leinho enfatiza que o taekwondo vem crescendo progressivamente no Brasil e no mundo, devido à disciplina e às regras que o esporte proporciona. Como um dos destaques de Minas Gerais, o mestre Leinho expressou sua gratidão à família dos atletas, à Secretaria de Esporte, pelo apoio aos atletas de Mariana, e a todas as academias de Mariana que participaram do campeonato mineiro.  

A história do taekwondo está profundamente entrelaçada com a da Coreia. Este arte marcial nasceu há mais de 2 mil anos, quando Ching Heung, o 24º rei da dinastia Silla, iniciou sua tropa de elite na arte dos combates livres, conhecida como Hwa Rang Do. Esses combates deram origem a uma forma primitiva de luta, o soo bak, e seus mestres desenvolveram 25 posturas durante a dinastia Koryo (924-1392). Essas técnicas formaram a base do taekwondo moderno. 

Após o fim da guerra na Coreia em 1945, surgiram novas escolas de artes marciais. Diversos mestres ensinavam estilos variados de luta, como kwon bup, soo bak do e tang soo do. Uma década depois, esses estilos se uniram para formar o tae soo do, que mais tarde evoluiu para o taekwondo. 

O taekwondo foi apresentado como esporte de demonstração nos Jogos Olímpicos de Seul em 1988 e posteriormente reconhecido como esporte oficial nos Jogos Olímpicos de Sydney em 2000. No Brasil, o primeiro campeonato brasileiro de taekwondo ocorreu em 1973, na cidade de São Paulo. Nas Olimpíadas de Pequim em 2008, a lutadora Natália Falavigna alcançou um feito notável ao conquistar a medalha de bronze, tornando-se a única atleta do taekwondo brasileiro a subir no pódio olímpico até o momento.