Pular para o conteúdo

Projeto propõe isenção de taxa para atletas de baixa renda em eventos esportivos  

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

As comissões destacaram que o projeto está em conformidade com a legislação vigente.

O Projeto de Lei Substitutivo nº 41-2024 foi destaque na última Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Mariana. De autoria do Vereador Ronaldo Alves Bento, o projeto propõe a isenção de taxa de inscrição para atletas de baixa renda em corridas, caminhadas e provas de ciclismo realizadas em vias públicas do município. 

As comissões permanentes de Finanças, Legislação e Justiça, bem como de Educação, Saúde, Assistência Social, Esporte, Lazer e Turismo, reuniram-se para analisar o projeto e emitiram parecer favorável. O projeto visa incentivar a participação de atletas de baixa renda em eventos esportivos, garantindo que até 15% das inscrições sejam disponibilizadas gratuitamente para esse público-alvo. 

Para se beneficiar da isenção proposta pelo projeto, o competidor deverá atender aos requisitos estabelecidos, conforme o segundo parágrafo do artigo primeiro da proposta. 

As comissões destacaram que o projeto está em conformidade com a legislação vigente, não acarretando renúncia de receita por parte do município, uma vez que se trata de taxa de prestação por serviços e eventos esportivos. Além disso, ressaltaram que o valor arrecadado geralmente é ínfimo diante do número de inscritos nos eventos A proposta recebeu parecer favorável da assessoria contábil que presta serviço para a Senap, reforçando sua viabilidade. Diante disso, as comissões recomendaram a aprovação do projeto por unanimidade. 

No mérito, consideram que o projeto é legal e constitucional, seguindo os trâmites regimentais normais. O parecer das comissões de Finanças, Legislação e Justiça, e de Educação, Saúde, Assistência Social, Esporte, Lazer e Turismo deixa a decisão final para o plenário, respeitando o trâmite regimental livre, com maioria simples. 

A análise do projeto foi concluída e aprovada por unanimidade.