Pular para o conteúdo

Festival da Vida celebra diversidade e inclusão em sua 20ª edição 

Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on email
Email

Com aproximadamente 8 mil pessoas presentes, o Festival da Vida proporcionou uma experiência única à população presente

Mariana foi palco, no último fim de semana, da 20ª edição do Festival da Vida, um evento tradicional na cidade e região, que teve como foco principal a inclusão, acessibilidade e diversidade. Promovido pelo Instituto Cultural Vale, o festival apresentou uma programação repleta de atividades culturais, musicais, gastronômicas, artesanais, educativas e de entretenimento. 

Com o patrocínio máster do Instituto Cultural Vale, patrocínio da Prefeitura de Mariana e apoio da Cedro Mineração, o evento reuniu representantes de diversas religiões e ofereceu à comunidade uma programação gratuita destinada a pessoas de todas as idades e condições sociais. 

Idealizado pela produtora e curadora Maria Alice Martins, a pedido de Dom Luciano Pedro Mendes de Almeida, arcebispo de Mariana de 1988 a 2006, o Festival da Vida sempre teve como objetivo levar cultura de qualidade aos marianenses por meio de um evento totalmente gratuito. Em 2024, o tema do festival, “Fraternidade e Amizade Social”, busca promover e fortalecer os vínculos da amizade, inclusão social e religiosidade, além de trabalhar a temática da diversidade e suas nuances. 

Rud Carvalho, produtor cultural e organizador do evento, ressaltou a importância do Festival da Vida como um momento de celebração das tradições locais e formação de consciência cidadã. “É um evento para toda a família, que mostra como Mariana é uma cidade viva, equilibrando religiosidade, lazer e bem-estar”. 

O prefeito de Mariana, Celso Cota, enfatizou a relevância do festival como um grande encontro inter-religioso e cultural. “É muito gratificante ver como o Festival da Vida reúne centenas de pessoas nos nossos espaços públicos, celebrando a fraternidade e a diversidade”, comentou. 

Durante o evento, realizado até o dia 19 de maio, diversas atrações musicais se apresentaram na Praça da Sé, encantando o público com performances memoráveis. Na sexta-feira, dia 10, o público prestigiou shows de artistas como Dunga – Cantando a Vida e Padre Fábio de Melo, enquanto no sábado, dia 11, foi a vez do rapper e ator Xamã agitar a plateia com seu talento e poesia. 

Com aproximadamente 8 mil pessoas presentes, o Festival da Vida proporcionou uma experiência única, onde música, ritmo e poesia se entrelaçaram no coração histórico de Mariana, fortalecendo os laços de fraternidade e inclusão que são a essência do evento.