No último sábado (11), o Cruzeiro fez sua estreia pelo Campeonato Brasileiro de Futsal. O jogo realizado na Arena Mariana, agora uma das sedes do clube, foi contra o América-MG e terminou com a vitória da Raposa de virada por 2×1. Mesmo sem a lotação máxima do ginásio, o público presente deu um verdadeiro show empurrando o time em quadra.
Em uma partida muito disputada, digna de um clássico, os dois times vieram com propostas diferentes para o jogo. O Cruzeiro apostava na posse de bola, alternando a formação entre 2/2 e formação tradicional, com fixo, os dois alas abertos e o pivô aprofundando na linha de fundo para abrir espaço no meio. Já o Coelho, apostou no contra-ataque, com defesa bem postada em quadra e saída rápida de jogo, utilizando também da ligação direta do goleiro para o ataque.
Com menos de dois minutos de partida, o Cruzeiro ganhou um pênalti, mas Ricardinho não conseguiu converter em gol. Logo após o lance da penalidade, a cena mais inusitada do jogo aconteceu: um cachorro entrou em quadra com uma bola na boca, fazendo com que o árbitro paralisasse a partida para a retirada do animal. A torcida foi à loucura com a aparição do cão e a equipe de apoio teve todo cuidado para tirá-lo do espaço de jogo.
Mesmo com o time da casa sendo mais incisivo em suas jogadas, o América que abriu o placar. Aos 12 minutos do primeiro tempo, um contra-ataque em velocidade fez com que o jogador do Cruzeiro fizesse a falta. Em uma jogada ensaiada, o camisa 14, João Trevenzoli acertou um belo chute e marcou para o time visitante.
No segundo tempo, o time do Cruzeiro voltou mais aguerrido, executando mudanças de posicionamento entre os alas e o pivô. Com maior volume de jogo e mais chances de gol do clube Celeste, o América excedeu o número de faltas. Para conhecimento, no futsal são permitidas 5 faltas por tempo, e quando ultrapassa essa margem, as demais faltas são convertidas em tiro livre direto.
Faltando mais ou menos 4 minutos para o fim do jogo, o América fez a sexta falta e o Cruzeiro empatou com o ala Berg, na cobrança do tiro livre. A Arena Mariana veio abaixo, e a sinergia da arquibancada influenciou nos minutos finais de jogo. Com menos de 1 minuto para o apito final, o ala Beiço virou para a Raposa, dando números finais à partida.
Com a vitória, o Cruzeiro está em primeiro no grupo A, que conta com times como o próprio América, Vasco, Náutico e Fortaleza. O próximo confronto da Raposa pelo Campeonato Brasileiro será dia 23 de maio, na Arena Mariana, contra o CRB de Alagoas. Já o América, enfrenta o Sapezal (MT), no dia 21 de maio, com a possibilidade do jogo ser sediado também em Mariana.