No domingo (28/04), teve o retorno da Banda na Praça, sendo realizada na Praça Gomes Freire. As apresentações foram da Sociedade Musical Santa Cecília e da Sociedade Musical São Sebastião, ambas do distrito de Passagem de Mariana.
Promovido pela Associação Marianense de Bandas (Amarbandas), com o respaldo da Prefeitura de Mariana, este evento visa enaltecer a cultura e a tradição local. Com onze grupos musicais sediados no município, muitos dos quais com mais de um século de existência, a riqueza cultural da região é celebrada e preservada.
Mariana é o município de Minas Gerais que preserva o maior número de Bandas de Música Civis. São 11 bandas, sendo 9 delas mais do que centenárias, como a Sociedade Musical São Caetano, de Monsenhor Horta, a quarta mais antiga do Brasil segundo os registros da Fundação Nacional de Artes (Funarte).
Na sede do município, estão estabelecidas a Sociedade Musical União XV de novembro; a Sociedade Musical São Vicente de Paulo e a Sociedade Musical 16 de Julho. Já nos distritos, encontra-se a maior parcelas delas: Sociedade Musical Santa Cecília e Sociedade Musical São Sebastião, em Passagem de Mariana; Sociedade Musical São Caetano, em Monsenhor Horta; Sociedade Musical Nossa Senhora da Conceição, em Furquim; Corporação Musical São Sebastião, em Cláudio Manoel; Sociedade Musical Oito de Dezembro, em Cachoeira do Brumado; Corporação Musical Sagrado Coração de Jesus, em Padre Viegas e Corporação Musical São Sebastião, em Bandeirantes.
Na pandemia da covid-19, por motivos óbvios, houve a suspensão do Banda na Praça. Em 2022, a retomada com as apresentações foi morosa, devido às consequências da pandemia que afetaram nos ensaios das bandas e na recuperação das apresentações. No ano de 2023, houve uma interrupção por causa da troca constante de secretários na pasta da cultura. Porém, o projeto nunca foi suspenso oficialmente, e respeitou a disponibilidade de apresentação de cada banda.
Segundo o secretário de cultura, Gustavo Leite, o evento retorna este ano graças a um pedido da Amarbandas. Posterior a isso, houve um encontro no último domingo (05), dentro da programação do Festival da Vida, entre o secretário e 4 corporações musicais. Ainda, Gustavo destaca que a secretaria tem prestado total apoio às bandas quanto a realização do projeto e a de dois encontros entre as 11 associações musicais, nos meses de julho e dezembro.
Através da Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico, Turismo e Lazer, as sociedades recebem um auxílio anual para apresentarem-se no Projeto Banda na Praça. Segundo Efraim Rocha, presidente da Amarbandas, em 2022, todas as Bandas receberam o valor de R$ 25.000,00 pelo Projeto Banda na Praça e mais R$ 40.000,00 para confecção de novos uniformes. Além disso, a Secretaria de Cultura apoia as bandas em suas comemorações de aniversários e disponibiliza transporte para participação em eventos de outras cidades, como o “Encontro de Bandas”.
Contudo, as sociedades não conseguiram prestar contas destas verbas recebidas, o que impediu o recebimento do subsídio em 2023. A solução encontrada por alguns vereadores foi de executar emendas impositivas, realizando apoio financeiro para a manutenção das associações. Em 2024, devido a prestação de contas de maneira parcial, as emendas estão se repetindo, com a contemplação de todas as bandas e com valores indicados pelos vereadores.
Para o calendário de apresentações para este ano, Efraim ressaltou que o projeto respeita a disponibilidade de apresentações das sociedades, e que a proposta é de exibição de duas bandas por domingo, sendo de 15 em 15 dias na Praça Gomes Freire (Jardim).
O presidente destacou ainda a dedicação dos dirigentes, regentes e músicos de todas as associações, que têm se esforçado para manter a tradição de Mariana em ser reconhecida como a terra mineira da música.
“É sempre uma esperança renovada quando nossas bandas marcham por nossas ruas… Quando vimos em suas fileiras, crianças, adolescentes e jovens, nos dizendo a cada passo e no compasso do dobrado que a música em Mariana “não para”, a Banda estará sempre viva, vencendo barreiras e obstáculos, levando solidariedade, alegria e esperança a cada momento da vida de nossas Comunidades.”